Assim se passavam os dias na vida terrestre de Jesus . Muitas vezes despedia os discípulos , a fim de visitarem o lar e repousar ; mas resistia-lhes brandamente aos esforços para O afastar de Seus labores . O dia todo labutava Ele , ensinando o ignorante , curando o enfermo , dando vista ao cego , alimentando a multidão ; e na vigília da noite , ou cedo de manhã , saía para o santuário das montanhas , em busca de comunhão com Seu Pai . Passava por vezes a noite inteira a orar e meditar , voltando ao raiar do dia ao Seu trabalho entre o povo .
De manhã cedo , Pedro e os companheiros foram ter com Jesus , dizendo que já o povo de Cafarnaum O procurava . Os discípulos tinham ficado amargamente decepcionados com a recepção que Cristo tivera até então . As autoridades de Jerusalém O estavam buscando matar ; Seus próprios concidadãos Lhe tinham tentado tirar a vida ; mas em Cafarnaum era Ele recebido com jubiloso entusiasmo , e as esperanças dos discípulos se reanimaram . Talvez que , entre os galileus amantes de liberdade , se houvessem de achar os sustentáculos do novo reino . Com surpresa , porém , ouviram as Palavras de Cristo : “ É necessário que Eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus ; porque para isso fui enviado .”
Na agitação que então dominava em Cafarnaum , havia perigo de que se perdesse de vista o objetivo de Sua missão . Jesus não ficava satisfeito de chamar a atenção meramente como operador de maravilhas ou médico de enfermidades físicas . Buscava atrair os homens a Si como seu Salvador . Ao passo que o povo estava ansioso de crer que Ele viera como rei , para estabelecer um reino terrestre , Jesus desejava desviar-lhes o espírito do terreno para o espiritual . O simples êxito mundano estorvaria Sua obra . E a admiração da descuidosa turba desagradava-Lhe ao espírito . Em Sua vida não cabia nenhum amorpróprio . A homenagem que o mundo presta à posição , à riqueza , ou ao talento , era coisa estranha ao Filho do homem . Nenhum dos processos empregados pelos homens para conseguir a obediência ou impor respeito , era usado por Jesus . Séculos antes de Seu nascimento , fora dEle profetizado : “ Não clamará , não Se exaltará , nem fará ouvir a Sua voz na praça . A cana trilhada não quebrará , nem apagará o pavio que fumega ; em verdade produzirá o juízo ; não faltará nem será quebrantado , até que ponha na Terra o juízo ”.
Isaías 42:2-4 .
Os fariseus procuravam distinção mediante seu escrupuloso cerimonialismo , e a ostentação de seu culto e caridades . Mostravam zelo pela religião , fazendo dela o tema de discussões . Em voz alta e longas eram as disputas entre as seitas opostas , e não era coisa incomum ouvirem-se na rua vozes de zangadas contendas da parte de instruídos doutores da lei . Assinalado contraste com tudo isso oferecia a vida de Jesus . Nela , nenhuma ruidosa discussão , nenhuma ostentação de culto , nenhum ato visando a aplausos foi jamais testemunhado . Cristo estava escondido em Deus , e Deus era revelado no caráter de Seu Filho . Era a essa revelação que Jesus desejava fosse dirigido o espírito do povo , e rendidas suas homenagens . O Sol da Justiça não rompeu sobre o mundo em esplendor , para
163