O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 128

ao dia do Senhor , declarando vãs suas tradições . Jesus lhes afirmou que a obra de aliviar os aflitos estava em harmonia com a lei do sábado . Estava em harmonia com os anjos de Deus que estão sempre descendo e subindo entre o Céu e a Terra para servir à humanidade sofredora . Jesus declarou : “ Meu Pai trabalha até agora , e Eu trabalho também ”. João 5:17 .
Todos os dias são de Deus , para neles se executar Seus planos para com a raça humana . Fosse a interpretação dos judeus razoável , então o Senhor estaria em falta , visto ser Seu trabalho que vivifica e mantém toda criatura vivente desde que lançou os fundamentos da Terra ; então Aquele que declarou boa a sua obra , e instituiu o sábado para comemorar-lhe o acabamento , deveria acabar com Seu labor e deter a incessante rotina do Universo . Deveria Deus impedir o Sol de cumprir sua missão no sábado , obstar seus fecundos raios de aquecer a Terra e nutrir a vegetação ? Deveriam os sistemas planetários quedar imóveis durante aquele santo dia ? Ordenaria às fontes que se abstivessem de regar os campos e as florestas , mandaria às ondas do mar que detivessem seu incessante fluir e refluir ? Deveriam o trigo e o milho deixar de crescer , e o maturante cacho adiar seu belo colorido ? Não hão de as árvores florescer , nem desabrochar as flores no sábado ? Fora assim , e deixariam os homens de ter os frutos da terra , e as bênçãos que tornam desejável a vida . A natureza deve continuar seu invariável curso . Deus não poderia por um momento deter Sua mão , do contrário o homem desfaleceria e viria a morrer .
E o homem também tem nesse dia uma obra a realizar . Devem-se atender às necessidades da vida , cuidar dos doentes , suprir as faltas dos necessitados . Não será tido por inocente o que negligenciar aliviar o sofrimento no sábado . O santo dia de repouso de Deus foi feito para o homem , e os atos de misericórdia se acham em perfeita harmonia com seu desígnio . Deus não deseja que Suas criaturas sofram uma hora de dor que possa ser aliviada no sábado , ou noutro dia qualquer . As solicitações para com Deus são ainda maiores no sábado do que nos outros dias . Seu povo deixa então a ocupação ordinária , e passa mais tempo em meditação e culto . Pedem-Lhe mais favores no sábado , que noutros dias . Exigem-Lhe a atenção de modo especial . Anelam Suas mais preciosas bênçãos . Deus não espera que o sábado passe para lhes conceder esses pedidos . A obra no Céu não cessa nunca , e o homem não deve descansar de fazer o bem . O sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade .
A lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor ; o labor que constitui o ganha-pão , deve cessar ; nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos , é lícito nesse dia ; mas como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao sábado , e o abençoou , assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária , e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso , ao culto e a boas obras . O ato de Cristo em curar o enfermo estava de perfeito acordo com a lei . Era uma obra que honrava o sábado . Jesus afirmou ter direitos iguais aos de Deus , ao fazer uma obra da mesma maneira sagrada , e do mesmo caráter daquela em que Se empenhava o Pai no Céu . Mas os fariseus ficaram ainda mais
127