milagre ; mas queriam prova direta de que era Jesus , a fim de O poderem condenar como violador do sábado . Em seu juízo , não somente havia quebrado a lei em curar o enfermo no sábado , mas cometera sacrilégio em lhe mandar que levasse a cama . Por tal forma haviam os judeus pervertido a lei , que a tornavam um jugo de servidão . Suas exigências destituídas de significado eram um provérbio entre as outras nações .
Especialmente havia o sábado sido cercado de toda espécie de restrições destituídas de senso . Não lhes era um deleite o santo dia do Senhor , digno de honra . Os escribas e fariseus lhe tinham tornado a observância intolerável fardo . Ao judeu não era permitido acender fogo , nem mesmo uma vela no sábado . Conseqüentemente , o povo dependia dos gentios quanto a muitos serviços que seus regulamentos proibiam que fizessem para si mesmos . Não refletiam que , se essas ações eram pecaminosas , os que empregavam outros para as praticar eram tão culpados como se as houvessem praticado eles próprios . Julgavam que a salvação se restringia aos judeus , e sendo a condição dos outros já desesperada , não se poderia tornar pior . Mas Deus não deu mandamentos que não possam ser obedecidos por todos . Suas leis não sancionam quaisquer restrições irrazoáveis ou egoístas . Jesus encontrou no templo o homem que fora curado . Este viera trazer uma oferta pelo pecado , e também uma de ações de graças pela grande bênção recebida . Encontrando-o entre os adoradores , Jesus deu-Se a conhecer , com a advertência : “ Eis que já estás são ; não peques mais , para que não te aconteça alguma coisa pior ”. João 5:14 .
O enfermo restaurado regozijou-se extremamente por encontrar seu Libertador . Ignorando a inimizade que existia contra Jesus , disse aos fariseus que o haviam interrogado , que era este O que o curara . “ Por esta causa os judeus perseguiam a Jesus , e procuravam matá-Lo porque fazia estas coisas no sábado ”. João 5:16 . Jesus foi levado perante o Sinédrio para responder à acusação de violador do sábado . Houvessem os judeus sido a esse tempo uma nação independente , e tal acusação lhes teria servido ao desígnio de O condenar à morte . Sua sujeição aos romanos impediu isso . Os judeus não tinham poder para infligir pena de morte , e as acusações apresentadas contra Cristo não tinham peso num tribunal romano . Outros objetivos existiam , entretanto , que esperavam conseguir . Não obstante seus esforços para anular-Lhe a obra , Cristo estava adquirindo , mesmo em Jerusalém , influência superior à deles próprios . Multidões que se não interessavam nas arengas dos rabis , eram atraídas por Seus ensinos . Podiam-Lhe compreender as palavras , e seu coração era aquecido e confortado . Ele falava de Deus , não como de vingativo juiz , mas de um terno pai , e revelar Sua imagem como refletida num espelho . Suas palavras eram como bálsamo para o espírito magoado .
Tanto pelas palavras como pelas obras de misericórdia , estava Ele derribando o opressivo poder das velhas tradições e mandamentos de homens , e apresentando o amor de Deus em sua inesgotável plenitude . Numa das primeiras profecias concernentes a Cristo , está escrito : “ O cetro não se arredará de Judá , nem o legislador dentre seus pés , até que
125