O Desejado de Todas as Nacões por Ellen G. White 1 | Page 116

Estudara a promessa do Antigo Testamento : “ O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti , e de teus irmãos , como eu ; a Ele ouvireis ”. Deuteronômio 18:15 . Anelava compreender esta profecia . A luz já lhe estava brilhando no espírito . A água da vida , a vida espiritual que Cristo dá a toda alma sedenta , começara a brotar-lhe no coração . O Espírito do Senhor trabalhava nela . A positiva declaração de Cristo a essa mulher , não podia ter sido feita aos fariseus , cheios de justiça própria . Era muito mais reservado quando falava com eles . Aquilo que fora retido aos judeus , e que os discípulos haviam recebido recomendação de guardar em segredo , foi a ela revelado . Jesus viu que ela empregaria seu conhecimento em levar outros a partilhar de Sua graça . Ao voltarem os discípulos de seu mandado , ficaram surpreendidos de encontrar o Mestre falando com a mulher . Não tomara o refrigerante gole que desejara , nem Se deteve para comer o alimento trazido pelos discípulos . Havendo-se retirado a mulher , insistiram em que comesse . Viram-nO silencioso , absorto , como em meditação . O semblante irradiava-Lhe , e temeram interromper Sua comunhão com o Céu . Sabiam , no entanto , que estava desfalecido e fatigado , e julgaram seu dever lembrar-Lhe Sua necessidade física .
Jesus lhes reconheceu o amorável interesse , e disse : “ Uma comida tenho para comer , que vós não conheceis ”. João 4:32 . Os discípulos cogitaram quem Lhe poderia ter trazido alimento ; Ele porém , explicou : “ A Minha comida é fazer a vontade dAquele que Me enviou , e realizar a Sua obra ”. João 4:34 . Como Suas palavras à mulher lhe houvessem despertado a consciência , Jesus regozijou-Se . Viu-a bebendo a água da vida , e Sua própria fome e sede foram mitigadas . O cumprimento da missão para cujo desempenho deixara o Céu , fortalecia o Salvador para Seus labores , sobrepondo-O às necessidades humanas . Ministrar a uma alma faminta e sedenta da verdade era-Lhe mais grato que comer ou beber . Constituía um conforto , um refrigério para Ele . A beneficência era a vida de Sua alma . Nosso Redentor tem sede de reconhecimento . Tem fome da simpatia e do amor daqueles que comprou com Seu próprio sangue . Anela com inexprimível desejo que venham a Ele e tenham vida . Como a mãe espreita o sorriso de reconhecimento de seu filhinho , o qual lhe revela o alvorecer da inteligência , assim está Cristo atento à expressão de grato amor que revela haver começado a vida espiritual naquele ser .
A mulher enchera-se de alegria ao escutar as palavras de Cristo . A maravilhosa revelação fora quase demasiado forte para ela . Deixando o cântaro , voltou à cidade , para levar a outros a mensagem . Jesus sabia porque ela se fora . O cântaro esquecido revelava eloqüentemente o efeito de Suas palavras . O veemente desejo de seu coração era obter a água da vida ; e olvidou seu objetivo em ir ao poço , esquecendo a sede do Salvador , que se propusera satisfazer . Coração transbordante de alegria , apressou-se em ir comunicar a outros a preciosa luz que recebera . “ Vinde e vede um Homem que me disse tudo quanto tenho feito ”, disse ela aos homens da cidade . “ Porventura , não é este o Cristo ?” João 4:29 . Suas palavras tocaram o coração deles . Havia em sua fisionomia expressão nova , uma
115