especialmente , o lugar de retiro do Salvador , no Monte das Oliveiras , esperou até que a cidade silenciasse no sono , indo então em busca dEle .
Em presença de Cristo , experimentou Nicodemos uma estranha timidez , que se esforçou por ocultar sob um ar de compostura e dignidade . “ Rabi ”, disse ele , “ bem sabemos que és Mestre , vindo de Deus ; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes , se Deus não for com ele ”. João 3:2 . Esperava , falando dos raros dons de Cristo como mestre , bem como de Seu maravilhoso poder de operar milagres , preparar o terreno para a entrevista que pretendia . Suas palavras visavam exprimir e despertar confiança ; na realidade , porém , exprimiam incredulidade . Não reconheceu Jesus como o Messias , mas apenas como um mestre enviado por Deus . Em vez de agradecer essa saudação , Jesus fixou os olhos no visitante , como se lhe estivesse lendo o coração . Em Sua infinita sabedoria viu diante de Si um indagador da verdade . Sabia o objetivo dessa visita e , no desejo de aprofundar a convicção já existente no espírito do ouvinte , foi diretamente ao ponto , dizendo solene , mas bondosamente : “ Na verdade , na verdade te digo que aquele que não nascer de novo , não pode ver o reino de Deus ”. João 3:3 . Nicodemos fora ter com o Senhor pensando em entrar com Ele em discussão , mas Jesus expôs-lhe os princípios fundamentais da verdade .
Disse a Nicodemos : Não é tanto de conhecimento teórico que precisas , mas de regeneração espiritual . Não necessitas satisfazer tua curiosidade , mas ter um novo coração . É necessário que recebas nova vida de cima , antes de te ser possível apreciar as coisas celestiais . Antes que se verifique essa mudança , tornando novas todas as coisas , nenhum salvador proveito tem para ti o discutir comigo Minha autoridade ou missão . Nicodemos ouvira a pregação de João Batista quanto ao arrependimento e ao batismo , e indicando ao povo Aquele que havia de batizar com o Espírito Santo . Ele próprio sentira haver falta de espiritualidade entre os judeus , que , em grande parte , eram dominados pela hipocrisia e a mundana ambição . Tinha esperado um melhor estado de coisas por ocasião da vinda do Messias . Todavia , a perscrutadora mensagem do Batista deixara de nele operar a convicção do pecado .
Fariseu estrito , orgulhava-se de suas boas obras . Era largamente estimado por sua beneficência e liberalidade na manutenção do serviço do templo , e sentia-se certo do favor de Deus . Ficou assustado ante a idéia de um reino demasiado puro para ele ver em seu estado atual . A figura do novo nascimento , empregada por Jesus , não deixava de ser familiar a Nicodemos . Os conversos do paganismo à fé de Israel eram muitas vezes comparados a crianças recém-nascidas . Portanto , devia ter percebido que as palavras de Cristo não se destinavam a ser tomadas em sentido literal . Em virtude de seu nascimento como israelita , entretanto , considerava-se seguro de um lugar no reino de Deus . Achava não precisar de nenhuma mudança . Daí sua surpresa ante as palavras do Salvador . Ficou irritado por sua íntima aplicação a si próprio .
102