O Cavaleiro de São João O Cavaleiro 35 | Page 12

Ano XV | Edição 35 | 12

BEM-VINDO À MAÇONARIA

O

Maçom no seu trabalho árduodiuturno labuta para a Ordem a que pertence, e seu trabalho se consubstancia em melhorar, não só o seu grupo, mas toda a Humanidade.
O que é Maçonaria?- é uma Instituição que temuma finalidade: a de oferecer ao homem avia pela qual possa encontrar Deus. A Maçonaria se espalhou e hoje reúne adeptos em todo mundo. Homens considerados“ livres e de bons costumes”, que reunidos longe do tumulto do mundo, sob as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo, buscam uma ideia mais clara e mais pura da existência da humanidade e através de práticas ritualísticas, uma mútua e benfazeja influência sobre o espírito e o coração. Apesar das incompreensões, ela vem contribuindo há séculos para o aperfeiçoamento da sociedade, da morale da educação dos povos.
A Maçonaria é uma Instituição fundamentada sobre princípios da Lei Natural, leva impresso em si o selo da antiguidade remota e irradia o mais puro espírito de filosofia e de moral, o que lhe assegura uma destacada importância social e, sobretudo, o respeito e a veneração dos povos.
A crença em um Deus único, o Amor à Humanidade e à Fraternidade Universal são suas bases fundamentais, tem sido o manancial de benefícios para seus adeptos e para a sociedade que formam. Em seus Templos, aprende-se a amar e reverenciar tudo quanto a Virtude e a Sabedoria consagram. Investiga a Verdade, estimula o estudo e a prática da Solidariedade; trabalha pelo melhoramento material e moral, pelo aperfeiçoamento intelectual e social da Humanidade; pela execução, prima pela perfeição moral e espiritual, para evolução dos que, em se desligando das coisas materiais que o espírito para o Oriente Eterno não poderá levar. Enfim, lutacontra a ignorância. Todos neste mundo somos ignorantes, só que em assuntos diferentes!
A Loja Maçônica- Chama-se Loja o retiro silencioso dos homens de boa vontade, o Templo da caridade, do amor e da educação cívica, onde se congregam homens honrados para elaborarem a redenção dos povos e progresso da humanidade. Nossa Ordem tem uma visão humanística do homem, mas é preciso saber que essa visão não confere grandeza somente ao indivíduo em
si, mas ao indivíduo na coletividade, isto é, dentro do todo que denominamos Loja. Louvando-nos no que, em convivência fraterna, ouvimos do sábio Mestre Prof. Raimundo Rodrigues, Patrono de nossa Augusta e Respeitável Loja, ao pesquisarsua obra“ A Filosofia da Maçonaria Simbólica( Vol. 3)” publicada pela Editora“ A Trolha”, com o intuito de ajudar aos novos Irmãos a familiarizarem-se mais rapidamente com nossa Ordem, repassamos o que colhemos de seus ensinamentos. As Lojas Maçônicas guardam na aparência externa ou interna, ricas ou pobres, simples ou suntuosas, modernas ou antigas, a diferenciação natural, é toda igual na substância, os princípios são os mesmos, a Moral é a mesma, filosofia, doutrina, Rituais e Ritos conferem uniformidade admirável.
O Trabalho- o trabalho é a fonte de toda riqueza e cultura. A Maçonaria honra e dignifica o trabalho, considerando-o como um dos deveres essenciais do homem, por isso proscreve a ociosidade voluntária e dá aos seus membros o título dignificante de Obreiros. Com as armas da persuasão e pela força moral do bom exemplo, combate tudo quanto atenta contra a Razão e o ânimo da fraternidade universal. A Maçonaria é isso e muito mais e“ não é sem razão que o Templo Maçônico é um lugar sagrado, sob cuja abóbada os Homens Livres e de Bons Costumesdevem unir-se fraternalmente e, sob os influxos do Grande Arquiteto do Universo, procuram alcançar uma compreensão para a Humanidade, através de um trabalho constante em favor do aperfeiçoamento social e espiritual de cada individuo”. Maçonaria, antes de tudo, significa trabalho em grupo. Assim, o trabalho maçônico sendo essencialmente coletivo é por esta razão que não se pode olvidar que é necessário ver no trabalho um fato social de fundamental importância. Aqui se trata do Maçom, sempre em grupo, cumprindo sua missão de construtor social, portanto, homem social, praticando atos fundamentalmente sociais. É preciso, portanto, afirmarque o Maçomé homem de“ grupo”, o homem social, o homem pertencente a uma sociedade, onde todos procuram executar a mesma tarefa, tendo como meta a mesma finalidade:“ o culto à Pátria, com comemorações em suas datas cívicase respeito aos seus símbolos, e, emsuas instruções consta o deverpatriótico de lutar pela sua soberania, sem qualquer temor, e o desbaste da“ pedra bruta” que maçonicamente, simboliza a matéria que ainda não foi trabalhada,“ in natura”, sem polimento”.
A Fraternidade- Maçonaria é uma“ associação fraternal” e os Maçons, se tratam como“ Irmãos”. Fraternidade é palavra formada a partir do radical do vocábulo, latino“ frater”, que significa Irmão. A Maçonaria não é um clube social, não existe em razão de“ Copo d ´ agua”( coquetel), recepção fraternal na demonstração de que um“ copo de água” é bastante para demonstrar afeto, bom acolhimento, num tom de simplicidade que deve ser aceito por quem é despido de interesses.
Aprendemos ainda que fraternidade significaconvivência harmoniosa, viver em comum como Irmãos, amizade pura, amor desinteressado ao próximo, que não encarna segundas intenções. Isso nos lembra do sentido que seja a verdadeira amizade:“ Amigo é uma alma habitando em dois corpos”.( amicus est unus animus in duobus corporibus). Quando atingimos esse ponto, vemos com muito mais facilidade onde começam os direitos de nossos semelhantes e onde terminam os nossos. Exaltando a máxima do:“ conserva sempre a tua mente em estado de pureza e não te deixes dominar por nenhuma paixão”, não estaria determinando não só a conduta a ser seguida pelo Maçom, mas, igualmente, mostrando o caminho da“ Fraternidade Maçônica”?
A Verdade- Uma palavra oriunda do latim“ veritas, atis”, o mesmo que realidade; sinceridade; exatidão; princípio certo; é o que discorre fielmente algo que aconteceu. A Maçonaria, nunca impôs qualquer limite ou