Ano XIV | Edição 34 | 35
Sessão Maçônica Campal
Realizada na noite de 12-07-2016 , uma Sessão Maçônica “ Campal Externa ”, na propriedade rural do Vem .’. Mestr .’. Ir .’. Nilo Cesar Gonze , da Loja Maçônica “ Haroldo da Silva Mendes ” – Or .’. de Guarará – MG .
Os trabalhos foram idealizados pelo Ir .’. Ricardo Domingos de Andrade , Orador da Loja , que contou com a efetiva colaboração dos Irmãos do Quadro , nos precedentes preparativos , dignos de louvor .
A Sessão se processou a “ céu aberto ”, no alto de uma colina , numa noite em que a natureza conspirava para que tudo acontecesse de forma belíssima e original : Noite clara de luar , estrelas cintilando no firmamento , clima com temperatura agradável e um local todo arborizado . “ Nós encontramos em toda a natureza a presença de DEUS ” naquela noite , podíamos sentir que DEUS estava presente no firmamento , nas estrelas , na lua e na floresta . Era uma dádiva estarmos ali celebrando aquela cerimônia ao “ ar livre ”. Estávamos de fato , sob a proteção do G .’. A .’. D .’. U .’..
Cerimônia nos reportou aos tempos idos , quando a Maçonaria passava por grandes dificuldades na Europa , quando era perseguida pelo Clero e pelo Governo , quando os Irmãos se reuniam , fugitivamente , nas florestas da Alemanha e da Itália .
Todas as providências foram cuidadosamente tomadas , com muito carinho e abnegação , para que tudo fluísse da melhor forma possível , gerando um resultado positivo e proveitoso .
O local escolhido foi uma colina , na propriedade do Venerável Mestre que demandou um grande esforço para atingi-la . No entanto , os Irmãos mais idosos , depois do pedido do Ir .’. M .’. CCer .’. “ para que cada um fizesse uma meditação sobre a caminhada ”, nada sentiram . Não houve desênimo e todos os Irmãos subiram a colina sem reclamar do “ peso do corpo sobre as pernas e sobre os pés ”. Só tranquilidade ! A alegria estava estampada no rosto de cada Maçom ! Os mais jovens ajudando os mais idosos !
Aqui poder-se-ia fazer uma analogia entre aquela “ colina ” de subida íngreme , com a “ Escada de Jacó ”. Caminhado suavemente , cada passo , era como o galgar cada “ Degrau da Escada ”, até se chegar ao seu topo . Não se ouvia um murmúrio de reclamação .
O local era pródigo e apropriado para os trabalhos . Favorecia o sentimento de espiritualidade de todos . Estávamos , todos nós , participando da Sessão , protegidos pelos eflúvios da natureza e cobertos pelo manto do firmamento , de raríssima beleza e esplendor . Era como se naquele momento , sob a luz da Lua e o brilho das Estrelas , todos nós estivéssemos sendo observados , protegidos e amparados , pelo “ DELTA LUMINOSO ”, que é o maior símbolo do G .’. A .’. D .’. U .’..
A Sessão foi altamente concorrida , com a participação de dezenas de Irmãos de vários Orientes tendo , cada caravana , chefiada pelo seu Ven .’. Mestre . Dentre outros Orientes notamos a presença dos Irmãos de Guarará , Rio Novo , Mar de Espanha , Pequeri , Juiz de Fora , Guarani , Bicas , etc .
Tão logo , ao chegarmos ao topo da colina , os trabalhos foram iniciados , sendo cumpridas as formalidades de um Ritual próprio . Esta Sessão , por certo , ficará na lembrança de todos aqueles que lá estiveram
presentes e com o espírito puramente participativo .
O Caminho que nos levou ao cume da colina , sem a presença da luz elétrica , era iluminado por tochas , dando maior originalidade ao significado da Sessão . Foi , de fato , uma noite memorável ! Vale ressaltar que na “ Ordem do Dia ”, foi apresentado um belo trabalho do Ir .’. Ivo Reinaldo Christ , sobre a “ Vela ”, muito apropriado para aquele extraordinário momento .
Oxalá , outras sessões como esta , sejam realizadas novamente . Estaremos presentes !
Cumprimentamos e parabenizamos a Loja “ Haroldo da Silva Mendes ” e a todos os Irmãos de seu Quadro pela brilhante Sessão e pelo excelente trabalho realizado . Assim também se faz Maçonaria ! Assim , também , vive-se a trilogia : Liberdade , Igualdade e Fraternidade !
Encerrada a Sessão , todos os presentes , num espaço previamente preparado , saborearam um ágape delicioso , não faltando a cerveja e refrigerantes .
Nosso Informativo ( O Espirro do Bode ), que brevemente estará completando o seu “ Jubileu de Prata ”, registra com muita satisfação , este maravilhoso evento Maçônico .
Ir .’. José Vicente Daniel – Reportagem publicada no Informativo O ESPIRRO DO BODE – n º 260 da Loja Maçônica Theodórica – Or .’. de Pequeri – Minas Gerais