O Cavaleiro de São João O Cavaleiro 34 | Página 35

Ano XIV | Edição 34 | 35

Sessão Maçônica Campal

Realizada na noite de 12-07-2016, uma Sessão Maçônica“ Campal Externa”, na propriedade rural do Vem.’. Mestr.’. Ir.’. Nilo Cesar Gonze, da Loja Maçônica“ Haroldo da Silva Mendes” – Or.’. de Guarará – MG.

Os trabalhos foram idealizados pelo Ir.’. Ricardo Domingos de Andrade, Orador da Loja, que contou com a efetiva colaboração dos Irmãos do Quadro, nos precedentes preparativos, dignos de louvor.
A Sessão se processou a“ céu aberto”, no alto de uma colina, numa noite em que a natureza conspirava para que tudo acontecesse de forma belíssima e original: Noite clara de luar, estrelas cintilando no firmamento, clima com temperatura agradável e um local todo arborizado.“ Nós encontramos em toda a natureza a presença de DEUS” naquela noite, podíamos sentir que DEUS estava presente no firmamento, nas estrelas, na lua e na floresta. Era uma dádiva estarmos ali celebrando aquela cerimônia ao“ ar livre”. Estávamos de fato, sob a proteção do G.’. A.’. D.’. U.’..
Cerimônia nos reportou aos tempos idos, quando a Maçonaria passava por grandes dificuldades na Europa, quando era perseguida pelo Clero e pelo Governo, quando os Irmãos se reuniam, fugitivamente, nas florestas da Alemanha e da Itália.
Todas as providências foram cuidadosamente tomadas, com muito carinho e abnegação, para que tudo fluísse da melhor forma possível, gerando um resultado positivo e proveitoso.
O local escolhido foi uma colina, na propriedade do Venerável Mestre que demandou um grande esforço para atingi-la. No entanto, os Irmãos mais idosos, depois do pedido do Ir.’. M.’. CCer.’.“ para que cada um fizesse uma meditação sobre a caminhada”, nada sentiram. Não houve desênimo e todos os Irmãos subiram a colina sem reclamar do“ peso do corpo sobre as pernas e sobre os pés”. Só tranquilidade! A alegria estava estampada no rosto de cada Maçom! Os mais jovens ajudando os mais idosos!
Aqui poder-se-ia fazer uma analogia entre aquela“ colina” de subida íngreme, com a“ Escada de Jacó”. Caminhado suavemente, cada passo, era como o galgar cada“ Degrau da Escada”, até se chegar ao seu topo. Não se ouvia um murmúrio de reclamação.
O local era pródigo e apropriado para os trabalhos. Favorecia o sentimento de espiritualidade de todos. Estávamos, todos nós, participando da Sessão, protegidos pelos eflúvios da natureza e cobertos pelo manto do firmamento, de raríssima beleza e esplendor. Era como se naquele momento, sob a luz da Lua e o brilho das Estrelas, todos nós estivéssemos sendo observados, protegidos e amparados, pelo“ DELTA LUMINOSO”, que é o maior símbolo do G.’. A.’. D.’. U.’..
A Sessão foi altamente concorrida, com a participação de dezenas de Irmãos de vários Orientes tendo, cada caravana, chefiada pelo seu Ven.’. Mestre. Dentre outros Orientes notamos a presença dos Irmãos de Guarará, Rio Novo, Mar de Espanha, Pequeri, Juiz de Fora, Guarani, Bicas, etc.
Tão logo, ao chegarmos ao topo da colina, os trabalhos foram iniciados, sendo cumpridas as formalidades de um Ritual próprio. Esta Sessão, por certo, ficará na lembrança de todos aqueles que lá estiveram
presentes e com o espírito puramente participativo.
O Caminho que nos levou ao cume da colina, sem a presença da luz elétrica, era iluminado por tochas, dando maior originalidade ao significado da Sessão. Foi, de fato, uma noite memorável! Vale ressaltar que na“ Ordem do Dia”, foi apresentado um belo trabalho do Ir.’. Ivo Reinaldo Christ, sobre a“ Vela”, muito apropriado para aquele extraordinário momento.
Oxalá, outras sessões como esta, sejam realizadas novamente. Estaremos presentes!
Cumprimentamos e parabenizamos a Loja“ Haroldo da Silva Mendes” e a todos os Irmãos de seu Quadro pela brilhante Sessão e pelo excelente trabalho realizado. Assim também se faz Maçonaria! Assim, também, vive-se a trilogia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade!
Encerrada a Sessão, todos os presentes, num espaço previamente preparado, saborearam um ágape delicioso, não faltando a cerveja e refrigerantes.
Nosso Informativo( O Espirro do Bode), que brevemente estará completando o seu“ Jubileu de Prata”, registra com muita satisfação, este maravilhoso evento Maçônico.
Ir.’. José Vicente Daniel – Reportagem publicada no Informativo O ESPIRRO DO BODE – n º 260 da Loja Maçônica Theodórica – Or.’. de Pequeri – Minas Gerais