O Baguinho - 4.ª Edição | Page 4

O B A G U I N H O E D I T O R I A L

Editorial

P R E S I D E N T E D O C O N S E L H O E X E C U T I V O A N T Ó N I O M E N D O N Ç A
Obrigado !
A responsabilidade de conduzir os destinos de uma escola representa um desafio permanente . As palavras por si só não conseguem medir o alcance daquilo , que dito desta forma , não parece mais do que um banal “ chavão ” sobre o que muitos sabem , mas poucos sentem na pele sobre o que significa ter sob sua confiança perto de setecentas crianças , que são muito mais do que números no historial desta escola . Todos e cada um deles representam o investimento no seu futuro feito pelas suas famílias , por um Concelho e uma Região , mas sobretudo na concretização dos seus próprios sonhos elaborados à dimensão do seus interesses , conhecimentos , medos , angústias e motivações .
Sabemos também que a Escola não são apenas os alunos . A Escola somos todos aqueles que diariamente constituem a comunidade escolar e todos os que confiam na Educação , como forma de dar corpo a uma ideia de transformação , de evolução , de modernidade , de identidade de uma comunidade e de afirmação de valores individuais e coletivos . Sabemos o que queremos para os nossos alunos e confiamos nos nossos profissionais para concretizar as nossas e todas as expetativas da comunidade educativa .
Porque estamos na reta final de um ano letivo diferente , imprevisível , de incerteza permanente , quero em nome do Conselho Executivo e de forma muito vincada agradecer a todos pelo contributo que deram para que pudéssemos ter chegado ao fim e dizer que entre defeitos e virtudes naturais de um processo complexo : CONSEGUIMOS !
Por isso mesmo , o nosso muito OBRIGADO !
Aos nossos encarregados de educação , pela confiança sobre o que foi estabelecido para podermos funcionar dentro de um novo “ normal ” com os seus educandos . Pela forma como souberam colaborar com a escola naquilo que esta lhes pediu de forma a otimizar o nosso trabalho e prevenir eventuais situações prejudiciais a todos . À sua capacidade de diálogo com os professores , e sobretudo com os diretores de turma , contribuindo para ultrapassar receios e dúvidas naturais .
Aos nossos alunos , pela forma disciplinada com que encararam o seu dia a dia escolar , atuando de forma responsável em relação às exigências de um tempo em que a responsabilidade de conduta cívica é para todos e está ao alcance de todos .
Aos nossos funcionários , na forma como ajudaram os nossos alunos , como se desdobraram para garantir espaços de aula condizentes com a atualidade pandémica e como realizaram atividades diferentes daquelas que estavam habituados a concretizar . Os espaços escolares estiveram sempre impecáveis .
Os nossos professores , que disseram sempre sim à sua função , à exigência do momento , à diversidade de opções no funcionamento das aulas , a sua confiança demonstrada no que estávamos a fazer , equilibrando uma vida profissional com a sua vida familiar , sem esquecer que ainda continuaram em processo de transformação para se adaptarem a uma realidade tão recente como esta . Todos contaram , todos com a sua missão , mas com a mesma responsabilidade . Boas férias !
P Á G I N A 4