Não sei Tocantins Notícias é um exemplo de jornal | Page 2

Saque de FGTS inativo termina na próxima segunda-feira

O prazo para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina na próxima segunda-feira (31). Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro que não for retirado volta para a conta vinculada do empregado.

Quem perder o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como para a compra da casa própria, na aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças.

No entanto, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018. Segundo a Caixa, o decreto publicado pelo governo nessa semana prevendo essa questão será regulamentado na próxima segunda-feira, e vai definir as normas técnicas para os casos das exceções.

Semana da Diversidade Sexual

31/07/2017

Com o objetivo de priorizar as temáticas de sexualidade e gênero e proporcionar espaço de discussão e conhecimentos sobre as especificidades da população LGBT, acontecerá a Semana de Diversidade Sexual do Tocantins, dentre os dias 02 e 06 de agosto.

O evento, promovido por representantes LGBT de diversas instituições, terá abertura oficial na quinta-feira, 03, no auditório do campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

A Semana se iniciará na quarta-feira, 02, com a participação do movimento LGBTQI, Movimentos de Negros e Movimento Feminista na 1ª Semana de Integração da Enfermagem que acontecerá das 08 às 19h, no campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Já na quinta, 03, a palestra de abertura oficial terá o tema “Direto, Diversidade e as Novas Composições Familiares” e será ministrada pela Vice-Presidente da comissão de defesa dos Direitos da criança e do adolescente da OAB/TO, Drª Nayara Ayres.

Nos demais dias, haverá ainda Simpósio, evento Miss LGBT e, no sábado, 06, a Semana será encerrada com atividades

que promovam a visibilidade da

comunidade LGBT, na Praia da Graciosa. Todos os eventos serão abertos.

Para a gerente estadual de Políticas de Proteção da Diversidade Sexual e membro da Comissão Organizadora, Jully Anna Santana, foco é trabalhar o diálogo. "Nós queremos tratar dessas temáticas de maneira leve e elucidativa. É preciso trabalhar o diálogo com e entre a sociedade para que consigamos diminuir os índices de violência em detrimento do preconceito sociocultural contra a população LGBT", explicou.

A Comissão Organizadora da Semana de Diversidade Sexual é composta por representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), Prefeitura Municipal de Palmas, Instituto Equidade do Tocantins, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Movimento Universitário da Diversidade Afetivo Sexual da Universidade Federal do Tocantins e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

(Com informações Secom/TO)

"A história nos dividiu, mas o pequi nos unirá para sempre"

O Governo do Tocantins parabenizou na última terça-feira, 25, a cidade de Goias, que completa hoje 290 anos de existência. Tradicionalmente nesta data do ano, o município torna-se, simbolicamente, a capital do Estado de Goiás.

Por meio do Facebook, o Governo Tocantins divulgou a seguinte mensagem: "A história dos dividiu, mas o pequi nos unirá para sempre. Parabéns Goiás! Amamos ser o seu Estado irmão". (Veja a publicação na íntegra

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro e é muito utilizado na culinária da região Nordeste, Centro Oeste e norte de Minas Gerais. De sabor marcante e peculiar, o pequi é consumido cozido, puro ou misturado com arroz, frango, entre outros. Da polpa pode se extrair também o azeite de pequi, um óleo usado para condimento e na fabricação de licores. Na língua indígena, pequi significa “casca espinhenta”.

A história nos Dividiu

O norte de Goiás deu origem ao atual Estado do Tocantins. No final do século XIX e no decorrer do século XX, a ideia de se criar o Tocantins, estado ou território, esteve inserida no contexto das discussões apresentadas em torno da redivisão territorial do País, no plano nacional. Mas, a concretização desta ideia só veio com a Constituição de 1988 que criou o Estado do Tocantins pelo desmembramento do Estado de Goiás.(Saiba mais)

Por Nayara Rodrigues

Name Surname

2

“A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos de trabalhadores que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco, em nota.

Até o dia 20 de julho, foram pagos mais de R$ 43 bilhões, para 25,37 milhões de trabalhadores. O montante equivale a 98,64% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões) e o número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 84% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida.

(Com informações EBC)

Divulgação

Flor do pequi / Divulgação

Divulgação

Siqueira Campos 89 anos

O ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos, completa 89 anos de vida no próximo dia 1° de agosto. Em comemoração, será realizada Missa de Ação de Graças, às 18h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, localizada na Praça dos Girassóis, em Palmas/TO.

Figura importante na história do Estado, o ex-governador ainda é lembrado por amigos do meio político como um nome de peso para concorrer a uma das duas vagas do Tocantins ao cargo de senador em 2018.

Siqueira foi o primeiro governador do Tocantins, empossado em 1° de janeiro de 1989, e administrou o Estado em outras três oportunidades - de 1995 a 1998, 1999 a 2002 e de 2010 a 2014. Também foi eleito deputado federal, reeleito por mais quatro mandatos, permanecendo no cargo entre 1971 e 1988, representando o Estado de Goiás.

Por Nayara Rodrigues