JI Roque Gameiro
Na semana da alimentação, mais do que falar sobre comida, quisemos vivê-la.
As crianças observaram, cheiraram, cortaram e provaram frutos e legumes de várias cores, texturas e sabores.
Fizeram escolhas, compararam formas, criaram combinações e perceberam que comer bem é também conhecer o que os alimenta.
As crianças exploraram alimentos verdadeiros com as mãos e a boca, num contacto sensorial que estimula o desenvolvimento motor e cognitivo.
O gesto de cortar com faca e garfo, de espremer, de separar os ingredientes foi treino de autonomia, coordenação e confiança e resultou numas coloridas espetadas de frutas, num suculento sumo de laranja e em dois deliciosos bolos: espinafre e iogurte!
A matemática entrou à mesa: recolheram preferências, organizaram dados, mostrando que a alimentação pode ser também um campo de investigação.
Cada um dos Grupos( A, B, C e D) viveu o“ Dia da Alimentação” à sua maneira que culminou com um lanche partilhado, mas com o mesmo propósito: cultivar o gosto pelo saudável, pela descoberta e pelo cuidado.
Semana da Alimentação Ana Paula Santos( Coordenação)
18