NUNC - Revista Cultural 1 | Page 7

O MUSEU DO FUTEBOL

7

O principal objetivo deste museu é entreter os visitantes e aproximá-los ainda mais da história do futebol. O público entende o futebol como um esporte de origem inglesa, praticado por membros brancos da elite, e com a massificação, tornou-se aos poucos, um esporte popular, assim aderindo-se a cultura brasileira.

Sempre tocando na emoção, junto com a diversão e história, o museu conta tudo sobre o futebol, desde seu início até os dias atuais, mostrando cenas e momentos emocionantes de diversos times e seleções pelo mundo. Durante o passeio, além de garantir a interatividade com o público e os apaixonados por futebol, a dinâmica também busca explicar aspectos entre a relação do esporte com a arte, a história das Copas do Mundo, além de ressaltar o impacto que o futebol tem e teve na vida das pessoas.

Os visitantes têm acesso, também, a partir de experiências sonoras e visuais, a uma sequência de informações didáticas e ilustrativas que relacionam o esporte à vida dos brasileiros no século XX. No total, as exibições de imagens em vídeos têm uma duração de, aproximadamente, seis horas.

Na exposição, o espectador segue um caminho onde as informações e as experiências se completam. Na única sala localizada no piso Térreo, Grande Área, estão reproduções ampliadas de diversos objetos de clubes brasileiros, como flâmulas, chaveiros, bandeiras, jogo de botões e outros adereços.

Já a localizada no Pavimento 1 é conhecida como Saudação do Pelé, pois ao adentrar na mesma, os visitantes recebem do Rei do Futebol as boas-vindas ao Museu em três línguas diferentes (português, inglês e espanhol). Logo em seguida, na terceira sala, chamada de Pé na Bola, é o momento de literalmente entrar no universo do futebol. A sala conta com imagens de pés batendo bola, que indicam, de forma lúdica, o caminho que o visitante pode percorrer no Museu.

Ao passar pela sala Pé na Bola, entra-se de fato na seção de história: com a sala 4, a dos Anjos Barrocos, é permitido o contato com painéis e projeções de 25 jogadores que fizeram história no esporte.

Essas são duas das 18 salas do museu. Cada uma delas tem uma experiência diferente mas completamente envolvente e emocionante. Cabe o expectador se permitir e sentir isso pessoalmente.

Estádio Paulo Machado de Carvalho ou Pacaembu.