NUNC - Revista Cultural 1 | Page 2

2

EDITORIAL

“Nunc” vem do latim “agora”. Assim como o nome, buscou-se aqui integrar as mais diversas áreas que constituem a porção cultural de um indivíduo no momento atual em que vivemos.

Esportes (representado pela Copa do Mundo e Museu do Futebol), espiritualidade (na entrevista com o fundador da Glocal Marcos Botelho), cena musical brasileira (com o lançamento do álbum solo de Tim Bernardes) e cultura jovem/nerd no cinema e na literatura (no livro “Tartaruga Até Lá Embaixo” e no filme “Liga da Justiça”).

Nada mais icônico que o futebol para ilustrar o “agora” do brasileiro. Sempre presente através da história, é o esporte que destaca o país no contexto global e alimenta o sentimento patriota no Brasil. Este último foi reforçado há 3 anos, durante a Copa, sediada pela segunda vez em terras brasileiras. Nessa edição da Nunc, comenta-se sobre a Copa na Rússia e a magnitude do esporte representada no Museu do Futebol, no Pacaembu.

Junto ao futebol, a religião no Brasil também constitui um pilar quase intocável. É mostrado na Nunc que, apesar disso, grupos cristãos se mobilizam para abordar temas muitas vezes deixado de lado pela Igreja, discutindo-os através da arte e do diálogo.

Ao se tratar de música, foi escolhido o processo de produção solo do Tim Bernardes porque representa, também, a emancipação existente na vida dos jovens brasileiros. A saída da casa dos pais, a busca por algo inteiramente seu e o lançamento a uma novidade constitui o que se vê no pensamento jovial atualmente. Tim, para muito além de uma produção musical, conseguiu representar as angústias e renúncias presentes no Brasil de hoje, adentrando, de forma indiscutível, no solo cultural.

Retratando a atualidade da cultura pop, o cinema nerd é responsável pelo reforço na formação cultural de muitas crianças e adolescentes. Muitas vezes, é o único contato destes com o mundo cinematográfico e literário. Por isso, a Nunc julgou importante trazer à revista dois emergentes ícones dessa cultura: o novo livro do John Green, “Tartarugas Até Lá Embaixo”; e o mais novo filme da DC Comics, “Liga da Justiça”.