novo boletim do lizard_23 23 boletim, 2º de 2022 | Page 9

9

Entrevista ao Criador Domingos Ferreira Desta vez a escolha calhou a um criador Nacional da zona Norte de Portugal , mais concretamente da Maia .

1 . Bom dia Sr . Domingos Ferreira começemos por uma breve apresentação sua .
Bom dia , tenho 57 anos trabalho por conta própria e vivo na Maia sendo desde sempre um aficionado , mas leigo de canários , sempre fui tendo de tempos a tempos um ou dois em casa .
9
2 . A quantos anos é que cria aves , qual a sua ave de eleição e desde quando a cria ?
Comecei em brincadeira por volta de 2010 ou 2011 com um casal feito sem nexo algum ( fêmea e macho ) sem olhar á raça , nos anos seguintes foram aumentando com várias casais de canários de cor , com mais algum senso no critério . Até que em 2013 / 2014 me ofereceram um casal de Lizards e sem conhecimento algum do STAM da raça comecei a criar Lizards ( ou algo parecido com Lizards )
3 . Como explica essa paixão pela sua raça preferida ?
Quando comecei não tinha noção mas á medida que me fui informando lendo e ouvindo outros criadores é que me fui apaixonando por tudo que envolve esta raça desde o critério na formação dos casais a criação e os cuidados a ter na muda completando a formação das rowings e spangles no seu aspeto escamado é sempre um desafio e isso cria uma empatia e uma paixão e vontade de continuar a aprender com quem sabe muito mas mesmo muito mais desta raça .
4 . Numa escala de 0 a 10 , qual o grau de dificuldade da criação dessa raça ( 0 impossivel / 10 extremamente facil )
Diria 3 ou 4 , cria com alguma facilidade mas depois é que vem toda a sabedoria e dificuldade imensa para que se possam apresentar em boas condições , não é fácil , e no meu caso ainda terei de absorver muita informação .
Falemos agora um pouco de instalações .
5 . Onde cria , se é uma divisão da casa , um anexo próprio , garagem , ect ..? Área e disposição ( criação / Voadeiras )
Eu crio na garagem . E para isso tive de por o meu carro no pátio , como costumo dizer “ na garagem estrela ). uso viveiros e algumas voadeiras .
9