NOSSO JORNAL - COLÉGIO SANTO IVO Nossa História - Edição Comemorativa 50 anos | Page 4

De quem por aqui passou

Pelos corredores do Santo Ivo, já passaram mais de 30 mil estudantes. Confira o depoimento de cinco ex-alunos, que representam cada uma das décadas de história do Colégio.
“ Ingressei no Santo Ivo aos 3 anos. Recordo-me bem das aulas e do carinho das professoras, assim como da atenção dos funcionários. Valiosos, também, o profissionalismo e a direção austera da Dona Conceição e do Dr. José Carlos. E era dar o sinal do recreio... uma alegria! O lanchinho começava na sala, regado a guaraná, pães e outras guloseimas. Uma festa que era seguida pelo recreio, quando brincávamos, nos sujávamos de terra e areia e voltávamos suados para a classe. Lembranças inesquecíveis de um infância muito feliz! Acredito que a primeira infância é a fase mais importante da formação de um ser humano e tive a felicidade de ter sido educado num ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, exigente e meritocrático. Sou muito grato por ter criado gosto pelo aprendizado, curiosidade intelectual e respeito pelos colegas, colaboradores e professores. Meus passos no Santo Ivo foram os primeiros e os mais importantes da minha caminhada acadêmicoprofissional e tiveram um papel fundamental na minha vida.”
Fabio Ohara Ishigami, engenheiro formado pela Poli-USP, com mestrado em Economia, Mestre em Business Administration pela Universidade da Califórnia Berkeley e pós-graduado pela Universidade de Harvard, ingressou no Santo Ivo em 1970
“ O Santo Ivo era uma continuidade da minha casa, um quintal repleto de amigos e com muitos pais para nos orientar e ensinar. Era uma grande família, onde não éramos tratados como um número, fazíamos parte dela. Havia pessoas que nos traziam a seriedade dos ensinamentos e nos preparavam para a vida, como o Dr. José Carlos, D. Myrian, Maricy e todo um corpo de professores. Tenho muitas lembranças da quadra, com uma árvore e arara enormes, do laboratório, da casa de instrumentos e da hora do lanche, que vendia um pão com carne moída que até hoje não comi igual! Não me esqueço das horas de conversa nas muretas em frente à casa de bonecas e dos passeios que fazíamos. Carrego até hoje muitos amigos desta época e o Santo Ivo provou a importância da tradição, somada à busca constante pela inovação. Tanto que minha filha estudou no Colégio do Maternal até o fim do Ensino Médio.”
Julio SantOS Pita Jr., economista, estudou no Santo Ivo de 1979 a 1982
“ Estudei no Santo Ivo por quase 15 anos! O Colégio trouxe para a minha vida os meus melhores amigos. Além de uma formação sólida na educação básica, vivenciei valores. Desde pequena tive contato com responsabilidades além dos muros da escola. Dr. José Carlos e a saudosa Myrian sabiam direcionar os alunos com um olhar para a comunidade. Depois, retornar ao Santo Ivo como parte do corpo docente foi maravilhoso. Hoje professora, tenho como inspiração meus mestres na educação:‘ Tia Neusa’( que alfabetizou metade da minha família), Hidely, Isolda, Marizilda, Ana Thereza, Maria, entre outros muito queridos. Essa escola faz parte da minha família. É o lugar onde dei meus primeiros passos como criança e como adulto. Obrigada por tudo que fizeram por mim.”
Livia Tezzei estudou no Santo Ivo de 1981 a 1995, formou-se professora e trabalhou no colégio
“ Estudei seis anos no Santo Ivo e, dois anos depois, ainda voltei para trabalhar. O que eu mais gostava de lá eram as pessoas. É um lugar extremamente acolhedor, onde fui recebida de braços abertos. Quando eu era adolescente, eu era diferente, tinha um jeito próprio, usava roupas de menino, mas no Santo Ivo me sentia aceita. Além disso, todos sabiam o meu nome, conheciam a minha família. Então, quando penso no colégio, o que primeiro me vem à memória é que eu sentia como se eu pertencesse àquele lugar, eu era ouvida. O Santo Ivo influenciou diretamente as minhas escolhas. Lembro-me bem que decidi fazer Pedagogia após conversa com um professor. No dia da minha formatura, meu pai foi conversar com a Myrna e profetizou:‘ minha filha ainda vai trabalhar aqui!’.”
Sally Barboza estudou no Santo Ivo de 2001 a 2006 e trabalhou como assistente de classe do Maternal em 2009 e 2010. Hoje, é Analista de Desenvolvimento de Pessoas
“ O Santo Ivo foi a única escola em que estudei e, por quase todo esse tempo, tive a companhia da minha irmã, Sophia. Foi no colégio que aprendi boa parte do que eu sei e conheci as pessoas que estão ao meu lado até hoje. A minha formatura do Ens. Médio foi um dos momentos mais marcantes. Foi a hora de dizer adeus ao lugar que me acolheu diariamente por 13 anos, que se tornou a extensão da minha casa. Mas, com a entrada na faculdade, o início da nova rotina e o aumento das minhas responsabilidades, eu pude colocar em prática cada lição que o Santo Ivo me ensinou sobre a vida e aquela saudade dolorida se transformou na satisfação de um ex-aluno apaixonado pela escola que o formou. Eu só tenho a agradecer à direção, coordenação, corpo docente e funcionários do Colégio Santo Ivo.”
Pedro Vicente Buogo SantOS, estudante de economia, foi aluno do Santo Ivo de 2003 a 2015