Nossa Senhora da Conceição 350 anos de fé e bençãos | Page 91

O Cemitério Nossa Senhora da Conceição Renata Aymoré Gama

O Cemitério Nossa Senhora da Conceição Renata Aymoré Gama

Em 16 de setembro de 1822 , poucos dias após a independência do Brasil , a Câmara da Vila Real da Praia Grande enviou um importante documento à Câmara da Corte do Rio de Janeiro abordando diversas melhorias necessárias à mesma , dentre as quais a criação de um cemitério comum , que deveria ser construído e administrado pela Fazenda Pública . O documento é finalizado determinando o fim dos enterramentos nos templos religiosos . Mesmo que tardiamente , a Câmara buscava atender à Carta Régia de 9 de janeiro de 1801 que solicitava a mesma coisa , fundamentada na defesa da saúde da população que sofria com os ares contaminados e infectados ficando sujeita às mais diversas moléstias , porém como não houve entendimento entre muitos governadores das capitanias e seus bispos , este assunto continuou sem solução . Em 1828 e 1847 outras leis foram criadas para consolidar esta necessidade e regulamentar as desapropriações de terrenos para tal finalidade . ( Lei de 01 / 10 / 1828 , Art 66 , parágrafo 2 º e a Lei de 14 / 04 / 1847 ).
Antes da implementação destas leis , os enterramentos na Vila Real da Praia Grande , segundo os livros de óbitos da Paróquia de São João Batista , eram realizados no interior das igrejas , no Campo do Rosário , na Capela de São Domingos , nas catacumbas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição , no Cemitério dos Caboclos ( cemitério dos índios em frente à Igreja de São Lourenço ), na Igreja de São Sebastião , na Capela de Nossa Senhora da Conceição , em Pendotiba e em algumas fazendas que possuíam cemitérios para os seus escravos . PIZARRO ( 1794 ) diz ainda que as capelas administradas pela irmandade também possuíam sepulturas para os seus irmãos .
No outeiro onde atualmente existe o Santuário das Almas , em Icaraí , existiram duas capelas : a primeira , construída em 1696 por uma irmandade de negros . Era dedicada à Nossa Senhora das Necessidades e abrigou a segunda sede da Freguesia de São João de Carahy , a partir de 1744 . Neste local existia um pequeno cemitério , conhecido como Cemitério de Carahy . Todavia , essa igreja caiu em ruínas e desabou no início do
91