Nossa Senhora da Conceição 350 anos de fé e bençãos | Page 71

Esse bispo citado era Dom José Pereira Alves , muito querido e presente nas atividades da Confraria , seja na Capela , seja no seu Cemitério . Ao escrever as palavras acima , Dom José estava acompanhado do Monsenhor Barros Uchoa , seu Capelão . Esse mesmo bispo , mais uma vez , deixou registrada toda a sua gratidão à Confraria em sua visita pastoral , no ano de 1937 :
“ O dia 30 de outubro – Vésperas de Cristo-Rei , foi especialmente assinalado pela missa festiva que celebramos na Capela de Nossa Senhora da Conceição . Aí fomos acolhidos pelo Sr . Padre Capelão Revmo . Arthur Costa , pelo digno prior Dr Henrique Briggs e muitos irmãos da Confraria . Depois da santa missa , visitamos a Nosso Senhor e examinamos o Sacrário , a Capela e o Santuário . Durante toda a manhã fomos cercados das mais vivas demonstrações de carinho e afeto por parte da Venerável Confraria , que nos obsequiou com tanta festa e ricos presentes . Retiramo-nos satisfeitos e magnificamente impressionados com a nossa visita à benemérita Confraria , que mantém na cidade com grande esplendor o culto de Nossa Senhora da Conceição , manifestando-se sempre com afetuoso interesse pela autoridade e pela pessoa do Bispo Diocesano .”
Naquele mesmo ano , em mais uma visita , após a exposição detalhada sobre a vida da Confraria , seus livros e toda a sua escrituração , feita pelo prior Dr . Henrique Briggs ao bispo Dom José Pereira Alves , este deixou mais uma vez registrado o seu apreço , no livro de Atas , às folhas 144 :
“ Visitamos a Venerável Confraria de Nossa Senhora da Conceição . É um modelo de fé , de confiança na S . S . Virgem Imaculada , e de ordem perfeita graças ao atual e querido prior Dr . Henrique Briggs e seus devotados irmãos . Aplausos e bênçãos . Santuário de N S da Conceição , 30 de outubro de 1937 .”
Segundo Briggs , a Capela da Confraria sempre teve um movimento muito grande , por possuir pia batismal canonicamente ereta , sacrário e capelão com residência junto à capela , facilitando a frequência dos sacramentos . No livro intitulado “ Nossa Senhora e seu culto no Brasil – como começou a beleza sedutora de sua religiosidade . A sua confraria de Niterói ”, ele apresenta as estatísticas do ano de 1940 , das celebrações realizadas e sacramentos ministrados nas duas capelas ( da confraria e do cemitério ) para demonstrar a amplitude de ações praticadas .
Ele faz também uma observação quanto à escadaria de acesso à Ca-
71