Nossa Senhora da Conceição 350 anos de fé e bençãos | Page 67

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz ( 2008-2011 ) e Dom Luiz Antônio Lopes Ricci ( 2017-2020 ).
No século XX , temos notícias de que a Capela de Nossa Senhora da Conceição passou por inúmeras reformas : 1905 , 1912 , 1919 , 1927 , 1929 e diversas outras ao longo do século XX , sendo difícil precisar em qual delas houve mais modificações em sua arquitetura . Antes de 1937 ( ano da criação do SPHAN – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ) não havia uma conscientização plena da importância em se preservar a originalidade das edificações como testemunho da sua história . Pelo contrário , as reformas de acordo com o estilo artístico do momento eram consideradas uma forma de cuidado e atualização com o que havia de melhor no mundo da arte .
Mais recentemente , houve a reforma realizada pelo prior Ewandro da Cunha Ribeiro , em 1992 e as obras e melhorias realizadas pelo atual prior Luiz Gonzaga Rodrigues , listadas a seguir : troca de todo o telhado da igreja ; pintura de toda parte externa da igreja ; troca de toda a fiação elétrica ; restauração de imagem de Nossa Senhora ; restauração do vitral do teto da igreja ; restauração de todo o material litúrgico ; aquisição de novos materiais litúrgicos ; modernização do salão de festas , banheiro e cozinha ( colocação de porcelanato , revestimentos , pintura , ventiladores e novas janelas e portas ; colocação de cobertura com policarbonato ; construção de espaço para artigos religiosos ; construção de três barracas para atender a festa de Nossa Senhora ; construção de quatro velários ; colocação de pisos no entorno da igreja ; rampas de acesso à igreja ; colocação de grades de proteção em todas as janelas e portas ; nova iluminação na frente da igreja , com troca das lâmpadas LED ; recuperação do piso de madeira ; aquisição de instrumentos musicais ; aquisição de nova aparelhagem de som ( mesa , caixas , fiação , microfones ).
Na figura datada de 1925 , é possível observar que o altar-mor era bem diferente do atual , ainda com a base da sua estrutura original ( mesa , trono e camarim ), contudo repleto de características estilísticas que passeavam entre o Rococó e o Neoclássico , como a presença marcante dos festões [ 18 ] / grinaldas [ 19 ].
Em 17 de novembro de 1929 , com a presença do bispo Dom José Pereira Alves , a Confraria inaugurou dois salões para suas sessões e os batizou com os nomes S . Santidade Pio XI e Dom José . Após a santa missa ,
18 Festão – trabalho de ornamentação em talha que imita as grinaldas de flores . Composto de ramos de
flores , frutos e folhas entrelaçados com fitas e dispostos quase sempre de forma pendente .
19 Grinalda – o mesmo que festão .
67