Nossa Senhora da Conceição 350 anos de fé e bençãos | Page 19

na acerca desta especial Senhora . O corpus doutrinal cristão foi sendo acrescido a cada ano , numa constante compreensão da verdade revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo . E , como foi dito , aconteceu também com Nossa Senhora . Portanto , para os cristãos católicos , Maria , a Mãe de Jesus – como relatada nos Evangelhos ( João 2,1.19,25 / Lucas 1,43 ) é Mãe de Deus , Imaculada , Virgem e Assunta aos Céus . Estes são os quatro pilares dogmáticos da devoção à Nossa Senhora .
Os dogmas são verdades de fé , declarados por um concílio ou por algum papa , ao longo da história da Igreja Católica , e se tornaram pontos fixos da doutrina ,, evitando confusões e erros . No tocante à Virgem Maria , quatro são os dogmas : 1 . Maternidade Divina : Cristo é o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem e Maria é a Sua mãe . Este dogma foi declarado no Concílio de Éfeso , no ano de 431 , numa época tensa de heresias que contradiziam a verdade de Cristo . Naquela época , a unidade real divino-humana de Nosso Senhor não era tão associada assim , levando a separá-las e professar que a Mãe de Jesus era apenas mãe da realidade humana de Cristo . Ao definir que Nosso Senhor é Deus-Homem , conclui-se que Maria é Theotokos , expressão grega que significa “ Mãe de Deus ”.
2 . Virgindade Perpétua : este dogma mariano afirma que Maria foi Virgem antes , durante e depois do parto . Ele foi declarado no segundo Concílio de Constantinopla , em 553 . A virgindade de Maria é uma ideia tradicional , que remonta às origens do cristianismo , mas que gerou bastante polêmica ao longo da história da Igreja Católica .
3 . Imaculada Conceição : Maria foi totalmente isenta de pecado , inclusive quando concebida por seus pais , Santa Ana e São Joaquim . Todo o resto da humanidade , desde os nossos primeiros pais , nasceu com o pecado original – daí , aliás , a necessidade da Salvação . Proclamado pelo papa Pio IX em 1854 , o dogma da Imaculada Conceição teve como pano de fundo a luta que na época a Igreja travava contra o racionalismo que negava a possibilidade de forças sobrenaturais agirem no mundo . O dogma da Imaculada realça justamente a intervenção direta de Deus no mundo ao preservar Maria do pecado original em vista de se tornar a Mãe do Salvador .
4 . Assunção : após o fim de sua vida terrena , Maria foi elevada ao Céu em corpo e alma , segundo define este dogma mariano . Depois de Cristo , ela é a única criatura que teve tal distinção . Foi um dogma declarado por Pio XII no pós-guerra , em 1950 . Após a maciça mortandade da Segunda Guerra Mundial , o dogma fala da santidade da vida e da dignidade dos corpos humanos , ao lembrar que eles também estão destinados à ressurreição .
19