No Principio por Ellen G. White 1 | Page 260

pecaminosidade de seus corações , e que sem Cristo lhes era impossível guardar a lei de Deus ; e prontamente entraram em concerto com Deus . Entendendo que eram capazes de estabelecer sua própria justiça , declararam : “ Tudo o que o Senhor tem falado faremos , e obedeceremos ”. Êxodo 24:7 .
Haviam testemunhado a proclamação da lei , com terrível majestade , e tremeram aterrorizados diante do monte ; e no entanto apenas algumas semanas se passaram antes que violassem seu concerto com Deus e se curvassem para adorar uma imagem esculpida . Não poderiam esperar o favor de Deus mediante um concerto que tinham violado ; e agora , vendo sua índole pecaminosa e necessidade de perdão , foram levados a sentir que necessitavam do Salvador revelado no concerto abraâmico e prefigurado nas ofertas sacrificais . Agora , pela fé e amor , uniram-se a Deus como seu Libertador do cativeiro do pecado . Estavam então , preparados para apreciar as bênçãos do novo concerto .
As condições do “ velho concerto ” eram : Obedece e vive —“ cumprindo-os [ estatutos e juízos ] o homem , viverá por eles ” ( Ezequiel 20:11 ; Levítico 18:5 ); mas “ maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei ”. Deuteronômio 27:26 . O “ novo concerto ” foi estabelecido com melhores promessas : promessas do perdão dos pecados , e da graça de Deus para renovar o coração , e levá-lo à harmonia com os princípios da lei de Deus . “ Este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias , diz o Senhor : Porei a Minha lei no seu interior , e a escreverei no seu coração . [...] Porque lhes perdoarei a sua maldade , e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados ”. Jeremias 31:33 , 34 .
A mesma lei que fora gravada em tábuas de pedra , é escrita pelo Espírito Santo nas tábuas do coração . Em vez de cuidarmos em estabelecer nossa própria justiça , aceitamos a justiça de Cristo . Seu sangue expia os nossos pecados . Sua obediência é aceita em nosso favor . Então o coração renovado pelo Espírito Santo produzirá os “ frutos do Espírito ”. Mediante a graça de Cristo viveremos em obediência à lei de Deus , escrita em nosso coração . Tendo o Espírito de Cristo , andaremos como Ele andou . Pelo profeta Ele declarou a respeito de Si mesmo : “ Deleito-Me em fazer a Tua vontade , ó Deus Meu ; sim , a tua lei está dentro do Meu coração ”. Salmos 40:8 . E , quando esteve entre os homens , disse : “ O Pai não Me tem deixado só , porque Eu faço sempre o que Lhe agrada ”. João 8:29 .
O apóstolo Paulo apresenta claramente a relação entre a fé e a lei , no novo concerto . Diz ele : “ Sendo pois justificados pela fé , temos paz com Deus , por nosso Senhor Jesus Cristo ”. Romanos 5:1 . “ Anulamos , pois , a lei pela fé ? De maneira nenhuma , antes estabelecemos a lei ”. Romanos 3:31 . “ Porquanto o que era impossível à lei , visto como estava enferma pela carne ” — ou seja , ela não podia justificar o homem , porque em sua natureza pecaminosa este não a poderia guardar — “ Deus , enviando o Seu Filho em semelhança da carne do pecado , pelo pecado condenou o pecado na carne ; para que a
258