Newsletter N.º 1 | 2016 | Page 5

5

Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral

Uma boa higiene oral é a forma de manter uma boca saudável, com a escovagem dos dentes, quando possível com o uso do fio dentário, com a limpeza da língua e com visitas regulares ao Higienista/dentista em cada seis meses.

Quando não existe uma correta higiene oral podem aparecer doenças na boca. As principais doenças orais são a cárie dentária e a doenças das gengivas.

A cárie dentária (dentes estragados) está associada a uma má higiene oral conjugada com a ingestão de bolos, bolachas, chocolates e refrigerantes e nos indivíduos com paralisia cerebral pode ser agravada devido à medicação com muito açúcar e a uma alimentação mole ou pastosa.

Se a criança ou adulto com PC fizer resistência à escovagem, deve tentar encontrar momentos do dia, em que ele ou ela esteja com bom humor. Isto pode fornecer a melhor hipótese de sucesso a longo prazo.

Se o seu filho tem dificuldade em controlar a cabeça e os movimentos do tronco, deve encontrar uma posição confortável, onde consiga controlar a sua postura.

O cuidado preventivo é fundamental e importante para evitar futuros problemas na boca, proporcionado um ótimo sorriso, o aumento da autoestima e confiança nas pessoas com PC.

nos dependentes.

A escovagem dos dentes deve ser realizada pelo menos duas vezes por dia, após o pequeno-almoço e depois do jantar.

Nas pessoas com Paralisia Cerebral (PC) e para melhorar o acesso a toda a cavidade oral, a escovagem deve ser iniciada nos dentes da frente, seguindo para os dentes de trás. Deve fazer pequenos movimentos vibratórios ou giratórios, sempre com a escova junto e inclinada para a gengiva.

A gengivite (doença das gengivas) é causada pela acumulação de placa bacteriana e respetiva medicação. As gengivas ficam vermelhas, inchadas e podem sangrar facilmente mesmo durante a escovagem. Assim, os pais e cuidadores devem supervisionar a escovagem dos que realizam o seu autocuidado e realizar o melhor possível