Newsletter AEAC N.º 7 março 2026 | Seite 33

Finalistas Desafio Skills Upload Jr. Projeto DigitALL

Professoras Sandra Proença e Sónia Serra
No dia 20 de março, três alunos do 6.º E— Evellyn Tavares, Karolyn Cuesta e Mauro Santos— representaram a sua turma e a Escola EB 2 / 3 Avelar Brotero como finalistas no projeto DigitALL, no âmbito do Desafio Skills Upload Jr. Durante o evento, apresentaram o seu filme intitulado“ Luan e os Amigos da Casa das Ideias Brilhantes”.
Este desafio, dirigido ao 2.º ciclo e integrado no tema“ Futuro DigitALL”, teve como objetivo promover a inclusão digital e soluções orientadas para a tecnologia entre estudantes, do primeiro e segundo ciclos, centrando-se em problemas do mundo real relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável( ODS).
A turma identificou obstáculos reais à aprendizagem, como a ansiedade( a ' síndroma da folha em branco '), a desorganização e as dificuldades motoras. O foco não foi a substituição do trabalho humano, mas a criação de um suporte emocional e inclusivo. Deste diagnóstico nasceram quatro soluções inovadoras: o Canetino, uma caneta com feedback háptico para estabilizar o traço; a Mimi, uma mochila com levitação magnética e sensores de organização; e a dupla Sr. Frio e Veritá, um frigorífico e um espelho com IA que promovem o bem-estar e o reforço da autoimagem. A narrativa do projeto materializou-se na história de Luan, uma criança insegura que supera bloqueios através destes objetos inteligentes. Para dar vida a este mundo futurista e ' repleto de cor ', os alunos elaboraram um guião original e produziram um vídeo utilizando ferramentas de Inteligência Artificial e plataformas como o CapCut, o Classroom e o Padlet.
A partilha de conhecimentos e a apresentação de projetos de outras escolas constituíram uma mais-valia, promovendo o intercâmbio entre alunos de todo o país e a divulgação de trabalhos digitais. Foi uma experiência muito enriquecedora, marcada por uma forte partilha entre todos os participantes.
33