New Directions Contabilidade Ambiental 1 | Page 4

A Contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo estudar os fenômenos quantitativos e qualitativos que ocorrem no patrimônio das entidades e é utilizada para auxiliar na tomada de decisão (José Carlos Marion, 2009).

Essa ciência tem se desenvolvido juntamente com a civilização, principalmente pelo aumento das necessidades de se contabilizar e ampliar a produção dos componentes do patrimônio.

Em vista desse desenvolvimento, pode-se observar que nas últimas décadas a sociedade tem exercido uma exigência intensa sobre as empresas, no que tange as questões ambientais, visto que os recursos naturais estão mais escassos a cada dia.

Isso obriga as empresas a adotarem uma forma de controle para reduzir os impactos ambientais decorrentes do seu exercício e melhor aproveitar os recursos naturais disponíveis.

Com base nisso, a Contabilidade teve uma vertente denominada Contabilidade Ambiental, que surgiu com o objetivo de fornecer aos seus usuários, informações sobre os eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial.

Essa vertente é composta pelos bens, direitos e obrigações ambientais de uma entidade. Segundo Kraemer (2005), a contabilidade ambiental é destinada a avaliar e mensurar todas as movimentações econômicas e financeiras que envolvem o meio ambiente.

Essas movimentações patrimoniais são demonstradas pela contabilidade ambiental que, de acordo com Martins e Luca (1994), é o conjunto de informações divulgadas pela contabilidade que englobam os investimentos realizados em prol do meio ambiente.

Assim tornou-se necessária a geração de

4