New Directions Contabilidade Ambiental 1 | Page 2

New Directions

Contabilidade

Esta revista foi criada para aprovação do Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) II, com o intuito de apresentar a Contabilidade Ambiental, mostrar seus conceitos, surgimento, desenvolvimento, o grau de importância que adquiriu desde sua criação até a atualidade em decorrência das exigências da sociedade relacionadas ao meio ambiente. Além disso, serão abordadas algumas exigências legais ligadas às obrigações das entidades com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, pilares que sustentam a Contabilidade Ambiental e os projetos de incentivo às práticas de sustentabilidade.

Em complemento aos conceitos iniciais, será mostrada a criação de uma padronização das informações contábeis ambientais das entidades, ou seja, o surgimento da Global Reporting Initiative (GRI). De forma conjunta, será mostrada a importância das informações contábeis serem demonstradas de forma verdadeira e justa, seguindo seus devidos atributos. Por fim, para ilustrar todos os temas descritos anteriormente foi elaborada uma análise prática das informações contábeis ambientais de duas empresas de capital aberto, seu produto é um quadro comparativo e um breve parecer com relação às informações disponibilizadas pelas empresas Anheuser-Busch InBev (AmBev) e Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais.

Para fundamentar as informações contidas na revista utilizou-se de pesquisas bibliográficas, análises de artigos disponíveis na internet, verificação dos relatórios de sustentabilidade e balanços patrimoniais das empresas escolhidas como objetos de estudo, além da interdisciplinaridade entre as matérias de Economia, Teoria Contábil Aplicada e TIDIR II.

Autores:

Augusto Cézar Duani

de Abreu

Katty Nayara Cândida

Souza

Luiz Henrique Lisboa

de Andrade

Thiago Henrique Medeiros

Carmo

Sylas Oliveira

Nolasco