INTERNACIONAL
Poluição do ar matou mais de quatro milhões de pessoas em 2015
Edição do dia 15/02/2017. Atualizado em 15/02/2017 14h30
Mais da metade dessas mortes foram registradas na China e na Índia. O estudo foi conduzido por um instituto americano.
Um estudo inédito mostra que a poluição do ar matou mais de quatro mi-lhões de pessoas em 2015. A maioria delas foi registrada na China e na Índia. O estudo foi conduzido pelo Institute for Health Metrics and Evaluation, que fica em Washington, e envolveu mais de dois mil pesquisadores. Eles usaram novas metodologias e afirmam que o número de mortes relacionados à poluição é muito maior do que o que a Organização Mun-dial de Saúde tinha estimado.
A China e a Índia estão no topo da lista, com mais de um milhão de mortes atribuídas à poluição só em 2015. O Brasil aparece em 10º lugar, com mais de 52 mil mortes. Os cientistas explicam que a po-luição mata por causa das micropartí-culas que ficam no ar e entram no corpo pela respiração.
Pessoas que ficam expostas por um longo período de tempo a essas partí-culas poluentes correm risco de sofrer doenças cardíacas, AVC, câncer de pul-mão e outras doenças respiratórias. O es-tudo não analisa as fontes de poluição no Brasil, mas na China e na Índia, o grande culpado é o carvão, que é usado pela in-dústria, para a geração de energia e para o aquecimento das casas.
O estudo afirma que para diminuir essas mortes, os governos precisam diminuir as fontes de poluição.
Imagem por: http://www.jornalciencia.com/a-poluicao-do-ar-mata-mais-criancas-do-que-a-malaria/
5