Para entender melhor os tipos de revistas e quem são os públicos-alvo, seguem as características dos grupos existentes no mercado editorial
Revista de consumo: é de distribuição popular e divide-se em 03 grupos:
•Revistas de interesse geral: São as semanais de notícias, de televisão ou de celebridades.
•Revistas segmentas por público: Dirigidas a públicos determinados, como mulheres, homens, professores, jovens, crianças.
•Revistas segmentas por interesses: De automobilismo, meio ambiente, fotografia, casamentos, computadores, viagens etc. Qualquer atividade imaginável tem hoje a sua revista específica.
Revista profissional: São destinadas aos profissionais de diversas áreas como médicos, advogados, professores, publicitários. Um exemplo é a revista Nova Escola que é especifica ao professor.
Revistas Institucionais: Utilizada para comunicação com funcionários, clientes, associados e organizações de determinadas áreas de atividade.
Revista de Associações e Zines: corresponde à associação, organização não governamental, órgão do governo, hospital, universidades. São gratuitas e distribuídas entre os seus associados fazendo a comunicação entre esses meios. São as revistas de baixo custo, destinada a um pequeno grupo e geralmente abordam o tema como videogame, celebridades, quadrinhos e música.
Revistas Sob Medida e Customizada: publicações de uma determinada empresa que é direcionada aos seus clientes. Empresas como a rede Pão de Açúcar, Gol Linha Aéreas, Volkswagen possuem revistas customizadas.
Revista Digital: é a publicação eletrônica, tem suas informações compartilhadas no universo virtual.