My first Magazine Relatório_2016_FINAL | Page 73

VOLUNTARIADO
Ser voluntário é fazer alguma coisa por alguém que não lhe é nada …
Os Voluntários não doam somente o seu tempo e a sua generosidade, mas respondem a um impulso humano fundamental: a vontade de colaborar, de ajudar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade de vida em comum. Solidariedade, responsabilidade e compaixão são sentimentos essencialmente humanos e virtudes cívicas
Ao preocuparmo-nos com a vida dos outros, ao empenharmo-nos por causas de interesse social e comunitário, estamos a estabelecer laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e a nós, seres humanos melhores.
A Cáritas Diocesana de Beja conta cerca de 30 Voluntários, entre os Voluntários de Direção e os Voluntários de Execução, para as suas atividades semanais regulares e, com cerca de 180 pessoas disponíveis para serem contatadas para atividades pontuais de Voluntariado.
Ao longo do ano 2016, foram proporcionados aos Voluntários alguns momentos formativos, de reflexão, de partilha, de convívio, de fortalecimento dos laços de solidariedade, enriquecedores da sua ação. A todos, a CDB agradece encarecidamente a forma solidária e de amor ao próximo com que trabalha em prol dos utentes desta instituição.
“ Entregai as vossas mãos para servir e o vosso coração para amar.”
Madre Teresa de Calcutá
73