My first Magazine Manual final-economy | Page 14

- Produtos recuperáveis No caso de empresas que conseguem recuperar e condicionar os seus produtos, em que é possível voltar a colocar no mercado o mesmo produto que foi recuperado, e conseguindo desse modo ganhar 2 ou três receitas adicionais sobre o mesmo produto.
- Produto noutro produto No caso dos produtos que não podem ser recuperados na totalidade é possível retirar determinados componentes que têm elevado valor. Por vezes esses componentes têm um valor maior do que da sua fonte original.
- Evolução da reciclagem Está a permitir a construção de produtos de alta qualidade e sustentáveis.
- Fatores viabilizadores Existem alguns fatores que podem facilitar na transição, como a educação, o financiamento, plataformas colaborativas, e a mudança do sistema fiscal e nas métricas económicas.
Fonte: COTEC Portugal, Economia Circular – Preservar, otimizar e assegurar recursos essenciais para o nosso futuro, Portugal, n. d. E Diário da República, Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal 1 ª série- n º 236, 2017.

VANTAGENS

A aplicação deste modelo económico tratará como principais vantagens a extrema redução de emissões de GEE( gases de efeito de estufa) dependendo da gestão dos resíduos e a redução das necessidades de recursos primários( água, energia, terra e materiais), redução da contaminação dos habitats( como do marinho), aumentado a reutilização à escala mundial de forma a conservar a biodiversidade. Na União Europeia, os custos de produção em matéria-prima rondam 30 % a 50 %, e aumentar em 30 % a produtividade e eficiência dos materiais até 2030, anualmente serão poupados cerca de 600 mil milhões, e este numero pode chegar a 1,8 biliões / ano caso a percentagem aumente. Em 2015 em
14
MANUAL ECONOMIA CIRCULAR É + | 2018