Drogas
São definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são c h a m a d a s d e e n t o r p e c e n t e s o u narcóticos. A maioria das drogas são produzidas a partir de plantas( drogas naturais), como maconha, que é feita com Cannabis sativa e o Ópio, proveniente da flor da Papoula.
Outras são produzidas em laboratórios( drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo- são chamadas de exames toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonar as drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Alguns dessas substâncias são utilizadas em medicamentos( drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo( drogas ilícitas)
Drogas Naturais:
Maconha; Ópio; Psicocibina( substâncias encontrada em fungos e cogumelos, e s Psilocibina tem como principal efeito as alucinações); DMT- Dimetiltriptamina( principal consequência do seu consumo: perturbações no sistema nervoso central); Cafeína( estimulante mais consumido no mundo- está no café, no refrigerante e no chocolate); Cogumelos Alucinógenos.
Drogas Sintéticas:
Anfetaminas: Seu principal efeito é o estimulante. Barbitúricos- Um poderoso sedativo e tranquilizante. Ecstasy- Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.
LSD- Outro poderoso alucinógeno que c a u s a d e p e n d ê n c i a p s i c o l ó g i c a. Metanfetamina- Era utilizada em terapias em muitos países. mais foi banida pelo uso adusivo e consequências devastadoras da droga.
00