MundoH66 | Page 21

PORTUGAL
21

Agosto nos bairros.

Cascais, Raquel Amaral

O verão de 2025 foi verdadeiramente mágico para as 120 crianças do Concelho de Cascais, que participaram no projeto Agosto nos Bairros. Durante um mês, estas crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, viveram dias repletos de animação, descobertas e aprendizagens, que não só tornaram as suas férias inesquecíveis, como também deixaram sementes para a construção de um mundo melhor, através de pequenos passos nas suas comunidades.

Entre aventuras num safari no Badoca Park, mergulhos nas Piscinas de Santarém, viagens no tempo no Dinoparque, saltos nos insufláveis aquáticos na Lagoa do Falcão e contacto com a natureza na Quinta do Pisão, não faltaram momentos de alegria, gargalhadas, partilhas e memórias, que ficarão gravadas no coração das crianças. Houve, ainda, espaço para dias de praia, histórias encantadas, aulas de capoeira e, claro, o nascimento de novas amizades, que ultrapassam as fronteiras dos bairros.
Mas o mês de agosto não foi só diversão: foi também uma oportunidade de desenvolver novas competências e descobrir o valor da cidadania. As crianças aprenderam sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, criaram telas inspiradoras sobre o que os preocupa nas suas comunidades e no mundo. Fotografaram os desafios dos seus bairros e tiveram a coragem de os apresentar a decisores políticos, usando o método Photovoice, para construir, em conjunto, soluções para melhorar os seus bairros. E, porque a sua voz merece ser ouvida, experimentaram ainda ser jornalistas por uns dias e criaram artigos e notícias para o“ Jornal do Bairro”.
Além disso, graças a uma parceria com a Fundação Galp e com a Semear, durante o projeto conseguimos distribuir cerca de 450 kg de produtos hortícolas, permitindo apoiar diretamente as famílias em situação de maior vulnerabilidade, promover uma alimentação mais saudável e reforçar a ligação entre parceiros, comunidade e beneficiários.