4
MOÇAMBIQUE
Emergência Ciclone Chido .
Estoril , Paulo Fernandes
1
20 mortos , 868 feridos , 155.532 habitações totalmente ou parcialmente destruídas , 138.037 famílias afetadas . Era este o devastador balanço da entrada do ciclone Chido em Moçambique , 2 semanas depois da sua passagem , afetando 687.630 pessoas no norte do país .
Estamos perante uma situação dramática , que assola sobretudo a província de Cabo Delgado , uma região que se depara com problemas muito graves e que se vê agora confrontada com milhares de famílias em situação de vulnerabilidade extrema .
A Helpo reagiu de imediato a esta calamidade , movendo todos os recursos disponíveis para o levantamento dos danos e do número de pessoas afetadas nas comunidades onde intervém . E avançou com a campanha Emergência Ciclone Chido , no sentido de acudir às situações de maior necessidade e urgência , e minimizar os impactos dramáticos deste fenómeno climático extremo .
Com o acesso a alimentação , água potável , abrigo , saúde , eletricidade e comunicações altamente comprometidas , estas populações precisam de uma ajuda de emergência imediata e , por isso , foi lançada esta iniciativa de recolha de fundos para que a Helpo possa intervir prontamente , através da aquisição local dos bens de primeira necessidade .
Recorde-se que o ciclone tropical Chido entrou em Moçambique no dia 15 de dezembro , pelo distrito de Mecufi , província de Cabo Delgado , com ventos a rondar os 260 km / h e chuvas e trovoadas severas , destruindo a quase totalidade das habitações e outras estruturas edificadas .
É neste distrito que a Helpo implementa o programa Fortalecimento dos Serviços de Saúde e Nutrição em
Mecufi e Ancuabe , financiado pela UNICEF , e que agora vê comprometida a sua ação na melhoria do acesso à saúde e do estado nutricional das crianças até aos 5 anos , grávidas e lactantes .
Ainda assim , foi possível destacar no imediato equipas para o terreno , que estão a realizar consultas e rastreios de saúde nutricional a largas centenas de pessoas , sobretudo crianças , grávidas e lactantes . Esta ação tem permitido o despiste e encaminhamento de situações mais graves , a realização de vacinação , a distribuição de medicamentos , de alimentação terapêutica , de mantas e vestuário , de desinfetantes de água e de kits de higiene , e a disponibilização de material de apoio médico em centros de saúde .