MundoH63 | Page 27

14
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Agentes de Saúde Comunitária formados !

São Tomé , Liliana Afonso

OPANMI - Programa de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil é um projeto implementado em São Tomé e Príncipe ( STP ), com o objetivo de melhorar a qualidade do tratamento e da prevenção da malnutrição em mulheres grávidas e lactantes ( MGL ) e crianças menores de cinco anos , nas Unidades de Saúde e a nível comunitário .

Uma das suas principais atividades é a capacitação de Técnicos de Saúde e Agentes de Saúde Comunitária ( ASC ), através de formações teórico-práticas . Os ASC são pessoas selecionadas pelas comunidades , com a finalidade de dar suporte à prevenção , diagnóstico e tratamento das doenças . Estes já possuem algumas noções básicas de saúde e dão apoio a diferentes programas .
De modo a obterem mais conhecimentos na área da nutrição , de forma a contribuir para a deteção de casos com necessidade de tratamento e prevenção da malnutrição , nos meses de setembro e outubro , decorreram , a nível distrital , formações destinadas aos ASC . O objetivo desta formação foi garantir que a qualidade do aconselhamento alimentar e nutricional seja melhorada e que o despiste ativo dos casos de desnutrição , bem como o seu tratamento seja promovido de forma padronizada em todo o país . Por este motivo , a equipa do PANMI reconheceu a necessidade de integrar os ASC como membros ativos nas equipas móveis de nutrição , com o objetivo de identificar os diferentes tipos e graus de severidade da malnutrição , referenciando para tratamento em internamento ou ambulatório e garantindo o seguimento nas consultas de nutrição para crianças até 5 anos , mulheres grávidas e lactantes .
A formação foi ministrada pelos nutricionistas do PANMI , juntamente com o ponto focal de nutrição de cada Distrito e contou com a participação de 131 ASC de todo o país . Em cada sessão , foi aplicado um teste inicial de avaliação de conhecimentos , explorou-se a dinâmica dos ASC e as particularidades de cada Distrito , o papel do ASC e as atividades que realizaram na área da nutrição . Houve , ainda , oportunidade para rever conteúdos de formações anteriores , como conceitos básicos de nutrição e , depois , passaram para a parte prática na qual aprenderam a realizar avaliações antropométricas , nomeadamente , pesagem , medição do comprimento e altura , medição dos perímetros cefálico e braquial .
No final da formação , os ASC foram avaliados com o teste de avaliação de conhecimentos . Os resultados obtidos foram positivos , e em todos os Distritos verificou-se uma melhoria do conhecimento destes ASC na área da nutrição , com destaque para a Região Autónoma do Príncipe , que obteve uma melhoria de mais de 20 %.