MOÇAMBIQUE
11
Uma estrela que brilha na noite .
Nampula , Carlos Almeida
Q uando se aperceberam do que estava a acontecer na escola , com a movimentação de painéis solares , baterias , cabos elétricos , lâmpadas e tomadas , alunos e professores não conseguiam esconder o nervosismo e a ansiedade . Não foi a cerimónia de inauguração , que foi marcante para alunos , professores e para toda a comunidade escolar de Natôa , nem foi o simbolismo do corte da fita , que trouxe alegria a quem frequenta esta escola . Aquele final da tarde , em que , após a montagem de todo o material , quando o sol já se havia escondido atrás das montanhas de pedra , os “ hinselbergs ”, que embelezam o cenário dos arredores da Cidade de Nampula , é que produziu o “ milagre ”. Parecia que o sol tinha nascido dentro das salas e a resposta por parte dos professores presentes foi de gritos de alegria .
No dia seguinte - um momento de reuniões letivas - , apesar da luz solar entrar com força pelas salas , o impacto era visível pela quantidade de computadores portáteis e de telemóveis a serem carregados nas tomadas e extensões , que dão testemunho de uma nova realidade .
Segundo palavras de um professor : “ Isto é um sonho tornado realidade ! Nunca imaginava ser possível fazer chegar energia a esta escola . Agora , ainda temos mais orgulho na nossa profissão , pela melhoria de condições de trabalho e porque temos ferramentas para fazer a diferença na vida dos nossos alunos ”. Por parte dos alunos a emoção também não era pequena . E até ouvimos um jovem dizer : “ Parece que estamos lá na cidade !”, seguido de um : “ Isto ainda não parece ser realidade ...”.
Quando a Helpo começou a apoiar a Escola Primária Completa de Natôa , corria o ano de 2008 e a escola tinha , apenas , quatro salas de aula . Foi esse o local escolhido para receber as primeiras salas construídas pela Helpo : duas salas inauguradas no ano de 2010 . Corria já o ano de 2018 , quando a construção de mais seis salas , por parte da Helpo , permitiu que a escola começasse a funcionar como Sala Anexa da Escola Secundária da Namaíta , permitindo aos alunos estudar até à 12 .ª Classe . Um sonho que se tornou realidade . Mais três salas , uma Biblioteca e uma cozinha ajudaram a que esta escola se tornasse uma Escola Secundária Independente e seja hoje uma imagem de marca do trabalho da Helpo , bem como um motivo de orgulho de todos os que têm a felicidade de a frequentar .
Além de todas estas infraestruturas , também o apoio em bolsas de estudo , oferta de bicicletas , atividades de tutoria - na qual os alunos bolseiros mais velhos ajudam os alunos mais novos - , são pequenas grandes coisas que promovem a diferença .
A Biblioteca tem sido sempre referida , por alunos e professores , como grande motor que , juntamente com o total já expressivo de 11 salas de aula construídas pela Helpo , bem como todas as atividades que promovem o sucesso no processo ensino-aprendizagem , fazem de Natôa um verdadeiro epicentro do alcance do trabalho da Helpo e um oásis , onde o desenvolvimento está bem presente , contrariando a evolução mais lenta que , infelizmente , se sente nas regiões rurais de Moçambique , como é o caso . O grande apoio dado pela Fundação GALP permite tudo isto e faz com que Natôa fique no mapa , agora visível até de noite .