7
PAI traduziram-se em Bolsas de Estudo , com apoios diversificados e à medida de cada estudante , que incluíram o reembolso de matrículas escolares , entrega de material e uniforme escolar completo , pagamento de testes e de provas trimestrais , apoio para transporte aos estudantes que vivem longe da escola , apoio para consultas médicas , entre outros .
Garantido o apoio individual , o projeto focou-se , também , num apoio mais coletivo , através da constituição de CIPEs – Centros de Incentivo à Progressão Escolar . As bibliotecas escolares de Impire e do Miéze , construídas pela Helpo em projetos anteriores , foram alvo de melhorias significativas e na Escola Secundária de Metuge , o CIPE foi criado de raiz através da reabilitação de um espaço , que estava ao abandono . A ideia do projeto foi criar verdadeiros espaços de referência para alunos / as e professores / as , com diversos recursos disponíveis e de fácil acesso para todos / as .
De forma a assegurar autonomia e independência , no que respeita ao acesso a energia , em cada CIPE foi instalado um sistema fotovoltaico , com 7 painéis solares . Cada espaço foi , também , equipado com novo mobiliário , feito localmente , nomeadamente mesas , cadeiras e estantes . E porque em Moçambique é muito raro o acesso dos estudantes a manuais escolares do Ensino Secundário , o ERE fez a entrega de coleções completas de manuais escolares da 11 .ª e 12 .ª classes e reforçou as coleções de manuais de outras classes .
Para facilitar a dinamização de sessões informativas e aulas de reforço , cada CIPE recebeu material de projeção - projetor , tela e colunas de som . Para grande alegria dos / as alunos / as , foram instalados 3 computadores com acesso à internet em cada CIPE , um apoio importante para os / as estudantes , muitos dos / as quais terão , assim , o primeiro contacto com um computador .
Uma área importante do projeto ERE prende-se com a dinamização de sessões informativas dirigidas a estudantes e a professores , com uma particular relevância para a temática do género . Foram dinamizadas 12 sessões informativas especificamente para raparigas , versando temas como a prevenção contra a exploração e abuso sexual , higiene e saúde menstrual e violência baseada no género . Foram , igualmente , implementadas 9 sessões de Orientação Vocacional e está , ainda , previsto um acompanhamento mais direto aos / às alunos / as que pretendem prosseguir os estudos para o Ensino Superior .
E , porque gerar referências positivas é de extrema importância junto dos jovens e das comunidades , organizámos um Concurso de Storytelling para o qual os / as alunos / as foram convidados / as a contar as suas histórias com particular incidência sobre os seus percursos escolares , os desafios e a forma como os têm ultrapassado . Nesta fase , as duas histórias mais inspiradoras por escola foram já escolhidas e o passo seguinte passa por trabalhar essas histórias , juntamente com os seus protagonistas , e difundir as mesmas em canais de comunicação de fácil acesso à comunidade escolar .
Ficha técnica : Período de execução : 24 meses ( janeiro 2024 a dezembro 2025 )
Beneficiários : 4502 alunos , dos quais 2180 são raparigas ; 108 jovens fora do sistema de ensino , dos quais 54 são raparigas ; 133 professores , dos quais 42 são mulheres .
Implementador : Associação Helpo Parceiros : Direção Provincial de Educação de Cabo Delgado Financiador principal : Camões I . P . Cofinanciamento : Fundação Galp
Valor total do projeto : 288.545,91 €