MundoH62 | Page 3

3
EDITORIAL

A base de tudo .

Caxias , António Perez Metelo

V oltou a acontecer . Acontece sempre . Aconteceu comigo .

Depois de uma visita aos seus afilhados , nas aldeias onde eles vivem e estudam , torna-se difícil aos padrinhos encontrar as palavras certas para descrever a verdadeira dimensão da vivência que acabaram de ter . Nada passa a ser visto com os mesmos olhos : os lugares , as salas de aula das escolas , as sacolas com cadernos e lápis , borrachas e afia-lápis , os sorrisos rasgados , os olhares luminosos das crianças . A experiência do apadrinhamento à distância passa a ganhar uma nova densidade de vida , muito para lá da contribuição mensal de 23 euros ( ou de outras modalidades de apadrinhamento , em valores ainda menores ). E eis que o efeito multiplicador dos preços relativos , vezes as contribuições em grandes números , atinge o surpreendente : uma relação de afetos profundos , pessoais , entre padrinhos e afilhados , numa comunidade escolar agradecida e alegre por saber que o contributo de cada pessoa chega , igualmente , a todos eles .
O apadrinhamento à distância foi , desde a primeira hora , a base de tudo no trabalho da Helpo , em prol de uma maior e melhor escolarização de crianças carenciadas , em Moçambique e São Tomé e Príncipe . Passados 16 anos de investimento continuado , as exigências e os desafios crescem , não diminuem ! As boas práticas vão sendo reconhecidas e financiadas e fundamentam a expansão de projetos específicos , nos campos da Educação e da Saúde , que vão alargando o círculo de oportunidades de superação
do presente por um futuro melhor . A experiência adquirida vai sendo replicada : o acesso ao Ensino Secundário de alunos oriundos de famílias sem recursos ; o investimento na promoção das raparigas no Ensino Secundário e avanço para a Universidade ; a criação do autoemprego e do seu próprio negócio ; a segurança alimentar materno-infantil ; a luta contra dependências culturalmente enraizadas .
A nossa revista , bem como a newsletter mensal da Helpo , procuram ir dando conta de como transformamos , no dia a dia , cada euro doado em oportunidades de progresso . E é tudo isto que desfila perante os olhares emocionados dos padrinhos no terreno . É por tudo isto que está em curso uma campanha de angariação de novos apadrinhamentos . Quem embarca nesta aventura , muito provavelmente ignora a riqueza de experiências daquilo que está a ajudar a pôr em marcha .
Num mundo no qual a gritaria e o ódio ao outro parecem tomar a ribalta , o trabalho de criar futuros maiores vai fazendo o seu caminho , carregado de afeto . É um trabalho que precisa de multiplicar mais e mais pequenos contributos , em benefício de todos nós , pela criação de um mundo mais humano .