MundoH61 | Page 8

5
Mas o esforço da Helpo não foi , apenas , o de cumprir os objetivos colocados pela Embaixada de Japão . Tentámos ir mais além : contactámos a Embaixada de Portugal em Moçambique para se juntar a esta ideia e financiar o Projeto CIPER - Centro de Incentivo à Progressão Escolar da Rapariga - , uma necessidade grande , pois nas zonas rurais as meninas ainda enfrentam muitos desafios . O maior de todos é o de se tornarem mulheres à força , mesmo com idade de criança , algo que acreditamos que podemos mudar através da escola .
A Embaixada de Portugal , através do Fundo de Pequenos Projetos , financiou com 10.000 €, curiosamente , no mesmo local onde , em 2015 , havia já financiado o apetrechamento de uma Biblioteca , que continua a ser de extrema utilidade , equipada agora com computadores , graças à energia solar dos painéis solares , que o CIPER prevê , e que vieram trazer nova vida à escola .
Com esta dinâmica de trazer o melhor para os beneficiários e de procurar diferentes fontes de financiamento , a Helpo conseguiu alavancar uma Cooperação Triangular Portugal – Japão – Moçambique , em que os esforços se unem para aumentar os benefícios de quem mais precisa .
Além da Embaixada de Portugal , o CIPER ainda teve financiamento da empresa Equilíbrio Produtos Industriais , Lda ., que se juntou a esta ideia de continuarmos a lutar por melhores condições para a rapariga , ao mesmo tempo que toda a comunidade escolar sai beneficiada .
Depois de financiar o projeto de construção de nove salas de aula na EPC de Jembesse , na Ilha de Moçambique , inauguradas em Dezembro de 2019 , e passados três anos de espera a que os regulamentos do financiamento da embaixada nipónica obriga , voltámos a ter uma boa experiência de trabalho , que nos permite continuar como organização de confiança das populações rurais de Nampula e Cabo Delgado e parceiro fiável na Área da Educação , no norte do país .
Quem é português sabe o que significa “ Portugal no seu melhor ”: encontrar forças onde parecem não existir , esforçarse por encontrar os melhores caminhos , tentar juntar pouco para fazer muito , valorizar o pouco para conseguir fazer muito . Essa tem sido uma das razões do sucesso da Helpo , talvez o que faz com que cada um dos nossos Padrinhos e Madrinhas mantenham a confiança no nosso trabalho , porque sentem que também fazem parte desta enorme força conjunta .