MundoH61 | Page 4

3
EDITORIAL

Consignar futuro

António Perez Metelo

No passado mês de março , a Helpo completou 16 anos de trabalho continuado no terreno . Celebrámo-lo da melhor forma : em pleno arranque de um novo Ano Letivo em Moçambique , inaugurámos mais um conjunto de salas de aula na comunidade de Matibane , na Província de Nampula . Esta meia dúzia de salas novas , que se enchem agora de alunos em condições de melhorar as suas aprendizagens , expande o investimento feito pela Helpo , em 2015 . Na altura , foram 3 salas e eis que ressalta um número extraordinário : em 9 anos , essa população escolar mais do que duplicou ! Isso significa que o número de crianças a vir para a escola foi crescendo , 10 % ao ano , continuadamente . Quatro vezes mais do que o crescimento da população !

Este é o efeito multiplicador da construção de boas salas de aula , que atrai como um íman mais e mais crianças , que estavam alheadas do ensino oficial . É o ver para crer , no seu melhor ! Os pais vêem com os seus próprios olhos , que há um outro futuro possível para os seus filhos , através de Educação .
Em 16 anos de trabalho , construímos 119 salas de aula em alvenaria , no norte de Moçambique . Plantámos 119 sementes de futuro ( na maior parte , graças à consignação de 0,5 % do IRS de contribuintes portugueses ), cujo impacto nas populações locais é muito maior do que a simples frequência direta dos 18 mil alunos , que elas albergam , em boas condições , em cada ano escolar .
Mas a ação da Helpo , como relatamos neste número da nossa revista , não se resume ao acima exposto . E vale a pena sublinhá-lo : a continuidade e o crescimento da intervenção da Helpo , na Educação , na Saúde Maternoinfantil , na Emergência Humanitária conta com uma base sólida , um chão seguro : são as madrinhas e os padrinhos Helpo . A sua ligação com todos aqueles que ‘ helpam ’ só se reforça com as visitas que lhes fazem . E , quando regressam , a perspetiva que tinham , os sonhos que acalentavam , só saem reforçados por tudo aquilo que a visita ao terreno lhes ensinou .
É por isso , que cada consignação de IRS , cada campanha de arrecadação de apoios nunca deixará de merecer o maior esforço da Helpo .
Com mais madrinhas e padrinhos , com todos os nossos amigos , mecenas e entidades financiadoras , vamos afirmando o trabalho em Portugal , em Moçambique , em São Tomé e Príncipe , de novo na Guiné-Bissau e , agora também , num primeiro projeto em Angola , a nossa ONGD atira-se a um 17 º. ano de atividade esforçado , rigoroso , esperançoso . Que esteja à altura da perspetiva de um futuro melhor , para todos aqueles que tanto precisam dele !