MundoH61 | Page 23

12
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
O “ Projeto de Valorização da Educação Pré-Escolar em São Tomé e Príncipe – fase II ” teve início em Agosto de 2023 , e tem como objetivo específico consolidar a implementação de práticas de qualidade na prestação do serviço de educação pré-escolar no Distrito de Lembá , até 2025 .
Por forma a alcançar esse objetivo , o projeto tem 3 eixos de ação :
( i ) capacitação das equipas educativas do Pré-Escolar ( educadoras , auxiliares pedagógicas , gestoras de polo , orientadores pedagógicos e supervisores ); ( ii ) construção de materiais pedagógicos com recurso a materiais locais e tradições locais , em conjunto com a equipa educativa , famílias e comunidade ;
( iii ) promoção do envolvimento parental na vida escolar dos seus filhos .
Financiador principal : Fundação Calouste Gulbenkian ; cofinanciador : Casa Relvas . Implementado com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria .
Custo do projeto : 142.330,27 € Período de execução : Agosto de 2023 a Julho de 2025 Beneficiários / as :
• 3490 crianças até aos 6 anos
• 155 Profissionais de Educação Pré-Escolar
• Pais / mães e EE de 14 Jardins de Infância do Distrito de Lembá
Após as palestras , em alguns Jardins de Infância foi notória a diferença nos lanches trazidos de casa pelas crianças : em vez dos produtos com alto teor de açúcar , como bolachas recheadas , sumos e refrigerantes , passaram a incluir chá , sumo natural e peças de fruta .
Para o próximo período escolar estão já a ser planeadas as sessões de envolvimento parental seguintes , contando atingir ainda mais pais e encarregados de educação .
De modo a aferir o impacto das sessões , foram monitorizados os lanches de 3 grupos de crianças , em 3 Jardins de Infância diferentes , durante 10 dias , antes e depois da sessão . Os resultados mostram que a presença de bolachas açucaradas e achocolatadas diminuiu 92 % nos dias que se seguiram às sessões , e a presença de peças de fruta nos lanches triplicou .