MundoH61 | Page 19

10
MOÇAMBIQUE
notaram que as outras crianças têm maior dificuldade em assimilar conteúdos programados , maior dificuldade em segurar o lápis e alguns estão , nessa fase , a ter o 1 .º contacto com a língua portuguesa . Consideram que a frequência pré-escolar coloca a criança em situação de vantagem face às outras , que exigem mais atenção para garantir o processo de aprendizagem .
Os indicadores apontam inequivocamente que a rede de escolinhas do Cluster da Cooperação Portuguesa representa uma oportunidade para as crianças e que estas , na 1 .ª classe , se distinguem das restantes .
Os meus agradecimentos à Helpo , especialmente à Andreia Pinho Alves , que coordenou o meu estágio e trabalho de final de curso , pela disponibilidade , por me ajudar a crescer , a refletir e a fazer caminho , no decurso das várias atividades e do estudo elaborado .
Deste estágio levo aprendizagens para a vida e lições , que me marcam como pessoa : entendi a rotina e os processos do projeto , aprendi como funciona o ambiente de trabalho , aprendi a trabalhar em equipa , tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade e desenvolvi habilidades , que me cunham a nível pessoal e profissional .
Muitos parabéns à equipa pelo trabalho desenvolvido , e pelos resultados que saíram deste estudo . É para mim uma honra ter integrado esta equipa de 47 pessoas que compõem a Rede de Escolinhas do Cluster da Cooperação Portuguesa , e que tanto se esforçam para uma educação cada vez melhor para as crianças na primeira infância .