9 demonstram aprendizagens que contribuem para a integração na 1 .ª classe : sabem os dias da semana , reconhecem letras , algumas sabem escrever o nome , e manifestam comportamentos com foco na higiene , saúde e bem-estar , como o hábito de escovar os dentes e perceberem a importância do banho diário .
Para os pais , esse desenvolvimento não seria possível sem a frequência nas escolinhas geridas pela Helpo , que preparam as crianças para a adaptação e integração na 1 .ª classe de forma mais tranquila , com maior facilidade em comunicar , interagir , comportar-se , e maior facilidade em segurar no lápis .
Foi aplicado também um questionário às educadoras das turmas dos cinco anos , que garantem que as escolinhas preparam as crianças para 1 .ª classe , uma vez que o ambiente da escolinha é um reflexo do ambiente escolar . A escolinha , através das atividades planeadas , incute hábitos e rotinas , que garantem às crianças competências a nível social , cognitivo e comportamental , que facilitam a integração na escola primária . As atividades que mais contribuem para isso são as do campo da lógicamatemática , pré-escrita e pré-leitura , motricidade fina e conhecimento do mundo .
De acordo com a experiência das educadoras , as crianças de 5 anos transitam para a 1 .ª classe sabendo escrever o nome , identificar letras , números e cores , desenvolvimento que não seria possível se não frequentassem a escolinha , onde complementam competências e conhecimentos adquiridos em contexto de casa . Indicam ainda que as crianças com necessidades educativas especiais integram as turmas , onde se trabalha a inclusão destas .
Por último , foram realizadas entrevistas a professoras das 3 escolas primárias próximas , que trabalham com crianças , que frequentaram a escolinha e com crianças que não frequentaram . As professoras destacam que são notórias as diferenças , nomeadamente nos comportamentos em contexto de sala de aula : as crianças das escolinhas revelam maior à vontade em expressar-se , falar português e interagir , bem como a noção de não bater , e valores como o cuidar e partilhar . Também consideram que a motricidade fina está mais desenvolvida e que , por isso , não demonstram dificuldades significativas em segurar o lápis , e conseguem copiar perfeitamente as letras com a caligrafia recomendada .
Partilharam ainda que estas crianças manifestam ser menos tímidas , fazem facilmente perguntas e respondem de forma mais livre , sem medo nem vergonha . Em contraponto ,