MundoH61 | Page 12

7 estudar , fazem diariamente 26 km a pé ( 13km de ida e 13 km no regresso , na deslocação entre Mahipa e a Escola Secundária de Ocua ), ou 21km ( entre Nacopo e a Escola Secundária Padre Valério Mwitu , no Miéze ), e 18km , ( no percurso entre a Pedreira e a Escola Secundária de Anchilo ). São muitas horas a caminhar , todos os dias .
Foi esta premissa que nos fez desafiar a Mozambikes , empresa social moçambicana sonhada por Rui Mesquita , que surgiu para ajudar moçambicanos que precisavam de bicicletas para apoiar pequenos negócios que sustentam famílias numerosas .
A Mozambikes rapidamente percebeu a dificuldade destes jovens e a importância destas bicicletas e , desde 2014 , já entregámos 1264 bicicletas , fruto desta parceria . Grande parte delas oferta da MOZAMBIKES que , na filosofia por trás da assinatura “ Uma bicicleta de cada vez ”, nos continua a dar força para encurtar as distâncias dos jovens do norte do país . Também a Fundação GALP tem apoiado , em Cabo Delgado e na Escola Secundária de Natôa , com a oferta de bicicletas a estudantes .
Quando a Helpo decidiu fazer das bicicletas uma opção de Presente Solidário , tinha a certeza da utilidade do mesmo , só não sabíamos que o apoio dos nossos padrinhos , madrinhas e amigos seria tão forte . Um total de 33 bicicletas adquiridas por altura do Natal foram entregues na Escola Secundária de Anchilo , no início do ano letivo , e encheram de alegria estes jovens , que diariamente se deparam com dificuldades para manter aceso o sonho de ter uma educação digna e o mais completa possível . É que , para além de facilitar a chegada à escola , regressando de bicicleta , os alunos chegam a casa ainda de dia , com mais tempo para estudar antes de escurecer .
Fica difícil para estes jovens dizerem com exatidão a distância que percorrem , pois os sapatos não têm contaquilómetros e os caminhos calcorreados não têm direito a placas . O facto de não terem relógio também não ajuda a precisar o tempo consumido , mas não é preciso ser Einstein , nem cientista , para perceber que o binómio tempo / espaço sofre alterações graças a este Presente Solidário . Para a maioria destes meninos e meninas , este encurtamento de tempo , que faz diminuir a distância , também tem o dom de lhes dar esperança num futuro melhor .