MundoH61 | Page 10

6
MOÇAMBIQUE

Presente Solidário mexe no tempo / espaço .

Nampula , Carlos Almeida

E m Moçambique , Escola Secundária é muito frequentemente sinónimo de longas caminhadas , dada a particularidade do norte do país , maioritariamente rural e com poucas cidades . Por exemplo , a província de Cabo Delgado , com uma área de 82 625 km2 ( o equivalente a 90 % do território português continental ), tem apenas duas cidades : Pemba e Montepuez ; e as sedes de Distrito , que são polos de algum desenvolvimento , estão normalmente rodeadas por vasto território , onde o cimento é visão rara e as pessoas vão vivendo em pequenas casas cobertas de capim ou , para aquelas com um pouco de capacidade económica , cobertas de chapa de zinco .

Estas vastas áreas têm sempre boa cobertura do Ensino Primário , agora até à 6 .ª classe . Da 6 .ª à 9 .ª classe , aparece a primeira barreira , apesar de algumas Escolas Básicas ainda beneficiarem esta população que se “ encontra longe de quase tudo ”.
Quando passamos para o 2 .º ciclo do Ensino Secundário , da 10 .ª à 12 .ª classe , é cavado um enorme fosso , que deixa grande parte da população de fora . Esta progressão , além de obrigar ao pagamento de propina e aquisição de uniforme obrigatório , obriga também à deslocação para estes pequenos “ oásis ”, onde há oferta de Ensino Secundário . São vários os exemplos de jovens em Escolas Secundárias apoiadas pela Helpo que , para continuar a