MundoH60 | Page 19

19
po estão a trabalhar , seguindo-se os reformados , que são 5 . No grupo dos desempregados temos 4 voluntários e 1 é estudante .
Num gesto simbólico , desprovido de bens , mas munido de presença , no dia 5 de dezembro comemorámos este dia especial com um lanche e com tempo : tempo para um abraço , um sorriso , um olhar nos olhos , tempo para um obrigada mais demorado , que a correria do dia-a-dia não permite . Bem sabemos que os nossos voluntários extraordinários não se movem por agradecimentos mas , um abraço mais demorado não faz mal a ninguém e até desconfio que ajuda a aquecer a alma e o coração . A mim aqueceu !...
D . Cremilda , 78 anos , faz voluntariado na loja social há 7 anos Qual é a sua motivação ? Primeira coisa : poder ajudar . Depois , estar na loja social e interagir com as clientes . Tenho conhecido muita gente e feito grandes amizades . O que a faz continuar ? É gostar de cá estar . Até me cantaram os parabéns quando fiz anos ! Agora não trocava este voluntariado por mais nada ! Que mensagem deixava a quem tem intenção de fazer voluntariado e ainda não deu o passo . Já disse a várias pessoas que me perguntam como fazer . Se quiserem , devem ir à Câmara Municipal de Cascais , primeiro fazem formação e depois começam o voluntariado . Estar em casa ou nos cafés é que não vale a pena !
Rita , 29 anos , faz voluntariado na Ludoteca há 5 anos . Qual é a tua motivação ? Trazer algo de positivo à vida das crianças e ao espaço da ludoteca . O que te faz continuar ? Sentir que o meu trabalho , como voluntária , é uma mais valia para o projeto e a ligação às crianças , espaço , outros voluntários e trabalhadores . Que mensagem gostarias de deixar a futuros voluntários . Fazer voluntariado com causas em que acreditamos dá-nos a oportunidade de melhorar essa causa , algo muito gratificante , e de conhecer pessoas com crenças semelhantes .