MundoH58 | Page 26

��
IMAIS

não deixar ninguém para trás .

No passado dia 12 de Janeiro , na Fundação Calouste Gulbenkian , teve lugar a apresentação da Estratégia da Cooperação Portuguesa que norteará o setor da Cooperação para o Desenvolvimento até ao ano de 2030 . A Associação Helpo , representada pelo seu Presidente , António Perez Metelo , ocupou um prestigiante lugar na mesa-redonda em que se falou do Universo dos atores da Cooperação para o Desenvolvimento . Numa tarde em que se ouviram representantes de Estado , sociedade civil , setor privado , academia e agências multilaterais , a Helpo ofereceu um olhar pragmático , a partir do dia-a-dia de quem está no terreno junto das pessoas , sobre esta nova estratégia e sobre como poderá traduzir-se em impactos concretos para as pessoas que pretende abranger . A estratégia pretende incorporar a máxima de não deixar ninguém para trás , olhando para cada eixo de intervenção a partir desse pressuposto , e refletindo assim em larga medida , uma visão com a qual a Helpo se identifica .

entrega de bicicletas .

Em Moçambique , o mês de fevereiro foi marcado pelo regresso às escolinhas , após o período de “ férias grandes ”. E nas 4 escolinhas e centros infantis do Cluster da Cooperação Portuguesa da ilha de Moçambique , os mais pequeninos receberam bicicletas para brincar nos espaços educativos . Através destes recursos estão a ser trabalhados valores como a partilha , o saber valorizar a sua vez e respeitar o outro , para além de serem estimulados o equilíbrio , a motricidade e a socialização . Deste modo , as crianças regressaram às escolinhas em grande velocidade e estilo , com as bicicletas estilizadas , pintadas à mão . “ Mamã , despacha-te a dar-me banho que quero ir andar na minha bicicleta . Quero ir para a escolinha . Hoje sonhei com a minha bicicleta !”, relatou-nos uma mãe de um dos nossos pequenotes , um dia após terem recebido este precioso equipamento . Agradecemos à BGBuilding - Team Building Portugal e à Microship Technology Inc Portugal pela organização do teambuilding e pela construção e personalização das bicicletas . Esta atividade decorre no âmbito da componente de Educação Pré-escolar do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique , financiada pelo Camões , I . P .. recolha de bombas de extração de leite .

Oprograma de Acompanhamento Nutricional Materno Infantil , em São Tomé e Príncipe , necessita de bombas MANUAIS para extrair o leite materno para mães que estudam , trabalham ou têm gémeos . As bombas podem ser novas ou usadas

( em bom estado ) e devem ser entregues na sede da Helpo , em Cascais , ou na delegação Norte , em Ermesinde ( moradas no site da Helpo : www . helpo . pt ). Caso não tenha para doar , mas queira contribuir para a aquisição de uma nova , também pode efetuar um donativo no valor de 35 €, via Mbway , através do ser solidário , ou via transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 34833480003 28 . Para mais informações : sofianobre @ helpo . pt ou 935 622 038 .