MundoH57 | Page 24

��
IMAIS

a Helpo “ jogou em casa ” no Dia Bandeiras Verdes !

Este ano , no dia 12 de outubro , o Dia Bandeiras Verdes - Galardão Eco-Escolas 2022 decorreu no Pavilhão Municipal de Valongo . A “ jogarmos em casa ”, muito próximos da nossa Delegação Norte em Ermesinde , foi com muito entusiasmo que os diferentes agrupamentos escolares associados aos eventos e projetos promovidos pela Associação Bandeira Azul da Europa

( ABAE ) se dirigiam a nós e nos saudavam de uma forma muito especial . Através de recolha de material escolar , da disponibilização de um espaço na Eco-Mostra para divulgarmos a nossa ação e os projetos que levamos às escolas ( desde o pré-escolar ao ensino secundário ), tornou-se uma excelente oportunidade para trazer o nome da Helpo às muitas escolas , alunos e pro- fessores que participaram efusivamente neste dia tão celebrativo para aqueles que veem o trabalho reconhecido por tornar “ mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade escolar ”. Um agradecimento muito especial à organização ( ABAE ) pela forma tão atenta e participada como promove estas iniciativas !

a Escola Básica e Secundária de Carcavelos helpa .

Todos os anos , a professora Ana Sofia Henriques e os alunos Matilde , Constança , Sofia e Rodrigo , do 7 .º C , montam uma banca de Natal , durante 3 semanas , com produtos de artesanato e merchandising da Helpo na sua escola . Este ano , recolheram , até à data , 1000 €, para apoiar os projetos da Helpo nos países onde operamos . “ Os miúdos são incríveis ! Às 8h da manhã já estão a montar a banca , todos entusiasmados , para angariar mais donativos para a Helpo .”, conta-nos a professora , que também apadrinha uma criança através da Helpo . Todas as semanas nos ligam para perguntar se há mais produtos africanos , porque há muitos professores oriundos de Moçambique , com muita vontade em apoiar . À professora Ana Sofia , aos alunos e a todos os que contribuíram com donativos , o nosso MUITO OBRIGADO !

Clube Helpo .

No ano letivo de 2021 / 2022 , o Clube Helpo , dinamizado pela escola Escola Reynaldo dos Santos , começou com 60 alunos e chegou ao final com 98 , de várias turmas do 7 .º ao 12 .º ano , com as docentes Maria Inês Caria e Teresa Pinto a coordenar . Estes alunos dinamizaram inúmeras iniciativas em prol dos projetos da Helpo . Os fundos angariados permitiram honrar os compromissos dos apadrinhamentos já assumidos e as campanhas de angariação de fundos permitiram ajudar populações desfavorecidas do norte de Moçambique , nomeadamente de Nampula , mais uma vez assolada por um ciclone , o Gombe , em março deste ano , e de Cabo Delgado . Segundo as docentes responsáveis pelo grupo : “ Os elementos do Grupo evidenciaram responsabilidade e autonomia e aprenderam a valorizar mais o mundo enquanto bem comum a preservar , atuando com mais solidariedade em benefício de outras crianças e pessoas . Nunca esquecemos o suporte e a alma da ONGD HELPO .” A todos os envolvidos , agradecemos profundamente o vosso apoio e envolvimento !