19
Elevados índices de participação e satisfação – Jovens / Professoras / es / Escolas / Parceiras / os e Técnicas / os Capacitadas / os .
Uso de uma metodologia ( Teatro do Oprimido ) diferenciadora , inovadora e de reconhecido potencial na abordagem a problemáticas relacionadas com a violência entre jovens .
Valorização de um processo horizontal e participado como um fator mobilizador , que favoreceu o comprometimento e a legitimação por todas / os as / os intervenientes . “ Sentimo-nos ouvidas . Decidimos sempre tudo .” ( Grupo Focal Participantes )
O MUDARTE contribuiu para o processo de sensibilização relativamente às questões da violência junto das / os jovens . “ As / os jovens habitualmente sofrem ou criam problemas , mas nunca são parte da solução , e a abordagem do projeto permite que isso aconteça , trazendo-lhes muita confiança .” ( Grupo Focal Professoras / es )
O MUDARTE é um instrumento eficaz na promoção da consciencialização das / os jovens para as opressões vivenciadas . “ O MUDARTE contribuiu , nem que seja por pouco tempo . Mostrámos às pessoas que estes assuntos são importantes de falar , para não terem medo de falar , é importante dar voz . Trazer histórias , que não são faladas .” ( Grupo Focal Participantes )
Durante o projeto , as / os jovens participantes revelaram mudanças de comportamento e maior preocupação com o tema . “ O ambiente melhorou em qualquer uma das turmas . A turma com mais problemas de comportamento conseguiu usar as ferramentas do projeto para resolver problemas internos da turma , que foram revelados .” ( Grupo Focal Professoras / es ) “ Era uma turma muito complicada . No início , não eram uma turma e depois passaram a ser . Todo o processo conduziu a isso . Houve uma mudança significativa . Nas outras turmas , houve alterações de comportamentos .” ( Grupo Focal Professoras / es )
O projeto ativou competências socioemocionais nas / os participantes . “ Depois do teatro , aproximei-me mais de outras colegas . Como trabalhamos em equipa , as dinâmicas tornaram-nos mais próximas .” ( Grupo Focal Participantes ) “ As / Os alunas / os aqui têm uma voz ativa . Desenvolvem uma série de competências grupais pelos jogos que são realizados ao longo das sessões e também pelo processo reflexivo que desencadeia nas / os alunas / os .” ( Grupo Focal Professoras / es )
Existe vontade de continuidade com o Teatro do Oprimido ( TO ), na escola e / ou na comunidade . “ Temos vontade de continuar com TO . Não tem de ser na escola , pode ser num grupo , que se encontre regularmente fora da escola ” ( Grupo Focal Participantes ) “ Seria boa a viabilização da continuidade de grupos / clubes de teatro fórum nas escolas , de forma regular .” ( Grupo Focal Professoras / es )
Estas conclusões preliminares , mais do que nos fornecerem respostas sobre os resultados alcançados , deixam a mais importante das perguntas , que foi tantas vezes repetida por Professores , das várias escolas por onde passámos , nos últimos três anos : “ E agora ? O MUDAR- TE volta no próximo ano ?”. Cientes de que responder a esta pergunta exige a articulação de diversos fatores , que não dependem inteiramente de nós , deixamos , com algum suspense , a resposta para mais tarde . Por enquanto , acompanha-nos a certeza de que queremos voltar , tanto quanto as escolas nos querem receber , para continuar o que o MUDARTE ajudou a começar : um caminho partilhado entre as organizações da sociedade civil e a Escola na luta por uma Educação para a Cidadania , que vá ao encontro das necessidades da juventude de hoje .