MundoH56 | Page 12

1�

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE uma horta e uma pocilga .

São Tomé , Daniel Cravid

OProjeto MeNutRic Mais surge na sequência do projeto MeNuTric , que terminou em Dezembro do ano passado , e que visa melhorar os hábitos alimentares das crianças do Ensino Básico dos Distritos de Lobata e Cantagalo , através da Educação Alimentar e Nutricional , da horta escolar e da produção de suínos .

Um dos maiores constrangimentos que o Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar ( PNASE ) enfrenta é a falta de recursos provenientes do Governo santomense para suportar a aquisição de géneros alimentícios para as Escolas Básicas do país . Esta falta de apoio condiciona o fornecimento das refeições escolares , não só ao nível da sua frequência , mas também na sua qualidade nutricional , uma vez que existem escolas a servir menos de duas refeições quentes , e pouco equilibradas , por semana . Outras dificuldades prendem-se com a fraca gestão das cantinas escolares por parte dos Diretores das escolas , responsáveis pelo sector da alimentação , e pelas cantineiras , que carecem de competências adequadas para a confeção de menus saudáveis .
As hortas escolares são promovidas e implementadas em São Tomé e Príncipe , na maioria das escolas , há vários anos . Sabe-se que os seus benefícios são inúmeros , desde a valorização dos produtos locais e da agricultura , à promoção de uma saúde equilibrada , servindo de instrumento de educação alimentar e nutricional , que contribui para melhorar a qualidade das refeições escolares com os seus produtos hortícolas . A Organização das Nações Unidas
( ONU ) estabeleceu , até 2030 , dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) e , quatro desses objetivos estão abrangidos nas premissas do projeto MeNutRic Mais : ODS1 – erradicar a pobreza , em todas as suas formas , em todos os lugares ; ODS2 – alcançar a segurança alimentar , melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável ; ODS4 - promover uma educação de qualidade , promover oportunidades de aprendizagem , ao longo da vida , para todos ; ODS12 – garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis . Face aos sucessos desta intervenção , e para dar resposta às solicitações vindas do Governo santomense , através do PNASE , desenhou-se o atual projeto com o intuito de replicar a metodologia da horta distrital , no Distrito de Cantagalo , e iniciar um projeto piloto de criação de suínos nas instalações do PNASE . Ou seja , o projeto contempla a construção de um novo abrigo em Cantagalo , na Escola Básica de Mestre António , para a proteção e o armazenamento dos produtos hortícolas , que irão abastecer todas as cantinas das escolas básicas do Distrito ; e a construção de uma pocilga , com a capacidade de 70 porcos por ano , no espaço físico onde se encontra o PNASE . Este projeto irá promover a melhoria do estado nutricional de toda a população escolar dos Distritos de Lobata e Cantagalo , bem como a adoção de boas práticas alimentares nas refeições escolares , com a ajuda dos produtos hortícolas e proteína animal . Os beneficiários diretos deste projeto serão 24 escolas ( cantinas e associações de pais ), 4 técnicos do PNASE , 7594 alunos do ensino básico ( 3952 masculinos e 3642 femininos ), 71 cantineiras e 238 professores . São ainda beneficiários indiretos todos os habitantes do Distrito de Lobata ( 22916 , onde 11291 são femininos e 11625 masculinos ) e Cantagalo ( 20207 , onde 9972 são femininos e 10236 masculinos ).