MundoH55 | Page 31

�1 a Helpo olha desde 2021 para o “ parente pobre da saúde ”: a Saúde Mental .

Ermesinde , Silvia Nunes e Maria Júlia Martinho

Foi no contacto com a comunidade do Bairro das Saibreiras e no sentir de quem trabalha diretamente com estas pessoas , que a Helpo foi desafiada para dar uma resposta mais clínica às necessidades da comunidade . Sentimos que a nossa intervenção ao nível comunitário ficaria mais completa e mais rica , se aliássemos uma intervenção mais especializada ao nível da saúde mental . Mãos à obra ! Foi preciso apenas pensar a modalidade de intervenção , que recursos humanos tínhamos disponíveis , de que parcerias precisávamos , para pudermos dar uma resposta mais profissional no âmbito das consultas de psicologia . O serviço de Psicologia tem o desafio de trabalhar com a singularidade das pessoas ao longo do ciclo de vida , numa dada realidade , influenciada por aspetos contextuais e fortemente marcada pela sua mundovisão .

O que fazemos : . Atendimento gratuito em consulta de psicologia , aos jovens / adultos e seniores do Bairro das Saibreiras ; . Psicoeducação , em áreas temáticas identificadas como emergentes , num dado momento e / ou situação . Sendo um exemplo a pandemia COVID-19 , que desde o seu início teve um impacto significativo sobre a saúde da população e que exigiu ações promotoras de saúde , dirigidas a adultos e crianças , no âmbito do projeto “ Saibreiras : Pintar o Futuro Maior ”. Testemunho de paciente : “(...) no início da consulta estava mal (…), agora sinto que tenho esperança , que não sou um caso perdido .”
Testemunho de estagiária de psicologia : “ Como estagiária do mestrado de Psicologia Clínica da Universidade Lusíada , saliento a riqueza deste campo de estágio , que proporciona oportunidades de conhecer situações reais , onde a competência psicológica é desenvolvida , possibilitando o aprofundamento de competências profissionais consistentes com a formação académica anteriormente obtida . Deste modo , e para poder dar resposta aos desafios da profissão de modo competente , a supervisão clínica dada pela Psicóloga Silvia Nunes ( Associação Helpo ), tem sido excecional , porque em tempo oportuno , procura desenvolver competências de reflexão clínica , tendo por base os casos clínicos acompanhados , bem como melhorar capacidades relacionais , fundamentais para o estabelecimento de uma boa relação terapêutica . Pessoalmente , sinto-me desafiada e motivada pelo exemplo de companheirismo e exigência , para fazer , sempre , mais e melhor !”
Resultados ( desde janeiro 2021 )
- 2 Estagiárias curriculares ; - Mestrado em Psicologia Clínica ( Universidade Lusíada ); - 77 consultas de Psicologia ; - 11 casos clínicos ; - 80 horas de supervisão .