MundoH55 | Page 21

�1 crianças até aos cinco anos , independentemente de cada problema nutricional . Os casos de desnutrição , que precisam de tratamento , são seguidos no internamento e / ou na consulta de reabilitação nutricional onde , para além dos cuidados clínicos e nutricionais , é prestado apoio alimentar mediante critérios pré-estabelecidos . Para que tudo isto aconteça não poderia ficar de fora a melhoria das infraestruturas e o equipamento das unidades de saúde com materiais adequados à realização das atividades . No ano que passou , a cozinha do Hospital da Região Autóno-
ma do Príncipe e a Casa de Saúde do Distrito de Caué foram os espaços contemplados para as obras de reabilitação . Não há margem para dúvidas de que as conquistas de 2021 foram muitas . Sabemos hoje que o acesso aos cuidados de nutrição está mais perto das quase 7000 grávidas e mais de 32.000 crianças santomenses , menores de cinco anos . Os dados rápidos e os testemunhos de quem está todos os dias no terreno a fazer o PANMI acontecer , falam por si . Obrigada a todos os que tornaram e tornam este sonho possível !
Testemunhos : Alexandrina Rodrigues , enfermeira e ponto focal de nutrição em Lembá “ O PANMI tem grande valor , porque ajuda as crianças desnutridas . Os pontos positivos são a recuperação de algumas crianças , que estavam em estado crítico . E o apoio ( alimentar ), que se dá às mães e crianças ajuda bastante , porque a realidade de Lembá é difícil e este apoio ajuda as famílias .”
Milagre Delgado , nutricionista do Hospital Dr . Manuel Quaresma Dias da Graça – Ilha do Príncipe “ Estou muito grata por estar a trabalhar com esta equipa do projeto PANMI . Não me sentia bem no espaço que tinha para atender os pacientes . Agora sinto-me bem ao atender os pacientes no espaço novo . Estou muito orgulhosa , melhorou muito o nosso trabalho no hospital , tanto no atendimento dos pacientes , como na dieta hospitalar . Não tenho como agradecer ao projeto .”
Alénia Vaz , nutricionista do Centro de Saúde PMI em Água Grande “ Está a dar valor ao distrito , mas ainda há muito trabalho a fazer . O material e o apoio que dão ajuda muito , como por exemplo , arranjar a torneira estragada do Centro de Saúde .”
Mariza Chamariza , enfermeira e ponto focal de nutrição na Região Autónoma do Príncipe “ A experiência do PANMI cá na ilha está a ser muito interessante para mim e para as mães . Tivemos muitas melhorias em termos de alimentação para os bebés e para as mães também .”
Clara de Sousa , nutricionista do Hospital Central Ayres de Menezes , cidade de São Tomé “ Sabendo que somos poucos nutricionistas no país , o Hospital Central também não foge à regra . O PANMI tem feito o esforço de ajudar o serviço de nutrição no atendimento das crianças que mais precisam , para uma melhor recuperação . A experiência para mim está a ser muito boa . Para aquelas mães carenciadas tem ajudado muito ; principalmente depois das altas , porque se segue com o acompanhamento nos Postos de Saúde distritais .”
Madalena Ortigão , nutricionista da Helpo “ O alargamento a nível nacional tem sido um desafio , estamos a trabalhar em distritos que nunca tiveram intervenção na área da nutrição , e em outros que já têm nutricionista há algum