mundoH52 | Page 17

1�
Quais os principais desafios que tu , enquanto gestor do projeto , tens enfrentado ? AC : Ora , o projeto em termos de divulgação , teve uma divulgação muito humilde , que passou de escola em escola , em pequenos grupos . Num total , nas 3 províncias , entrámos em contacto direto com 570 jovens . Mas , no fim da 3 ª província , já começámos a ser procurados , por causa do método , que se usou , e que se está a usar , para conduzir estas explicações . Então , temos o caso , por exemplo , da escola do Distrito de Ribaue , que a Diretora Distrital esteve na vanguarda da situação , porque achava que a vida era muito importante , inclusive estendeu para escolas que não estavam selecionadas . Essa foi a grande surpresa , porque , mesmo sem ter usado rádio , nem jornais , por causa do impacto que o projeto teve na sua forma de implementação , isto criou esta grande reação . Falando com franqueza , o projeto em si , depois das reuniões de apresentação , muitas pessoas pensaram que fosse como outros projetos que falam , prometem , mas não cumprem . Mas , quando voltámos para a 2 ª vez na concretização do projeto , depois da divulgação , aí é que se notou a maior diferença : até criámos , sem querer , um certo mau-estar nalgumas pessoas . Diziam-me elas : ‘ Descontaste o meu filho !’, ‘ Deixaste a minha província .’, ‘ Deixaste a minha escola .’, ‘ Deixaste o meu distrito .’, isto por causa da forma como o projeto estava desenhado para manter esta componente de qualidade de explicação para o acesso à universidade , com limitação de candidatos .
Cumprindo os resultados esperados do projeto , de que forma pensas que pode ou não transformar a vida destas meninas ? AC : Vai transformar , em grande medida , a vida das meninas . A primeira transformação é que o acesso destas ao ensino superior ser um acesso seguro , por causa das etapas de preparação ; segundo , pode melhorar o seu nível académico quando aceder à universidade e , acedendo à universidade , há muita coisa que pode melhorar na vida da menina , é o caso do aumento de oportunidades de emprego , eliminar o assunto de dependências sociais no lar ... Mas , indo concretamente ao projeto , a partir da altura em que ela faz o curso de preparação ao ensino superior , tem uma bagagem sólida , mesmo até que ela venha a reprovar , mas tem uma bagagem sólida , por forma a enfrentar o exame sem problemas . E só este facto de enfrentar exames vai-lhe abrir muitas oportunidades . Como eu estava a dizer no início , tem havido muitas bolsas nas faculdades , mas a condição que tem sido colocada é , tu tens que passar para a Universidade para teres a bolsa . Se ela não passa , ela não tem aquela bolsa , então se ela se prepara convenientemente , com o “ Supera-te !”, significa que está com o caminho aberto para as várias oportunidades de bolsa lá para a faculdade .
De todas as necessidades ( e são inúmeras ), que ficam por responder , no que toca à educação e , mais concretamente , no acesso ao ensino superior , quais aquelas que indicarias como sendo as mais urgentes ? AC : Para mim , teria que haver mais tempo para a execução das tarefas , pois isto melhoraria , há-de melhorar muito o nível de organização , apesar de que não foi péssimo , mas melhorava muito . E a ajuda dos pais no processo da inscrição , caso haja necessidade , e a preparação , também , pontual dos exames , de uma forma ininterrupta , até à realização dos mesmos .