mundoH50 | Page 25

�� uma coisa que é para o bem dele e de outros ! Trabalhar para pôr coisas boas no bairro , para não estragar as coisas no bairro . Vê-se o brilho no olhar do Bernardo . Um dia destes queria alertar outros jovens para não estragarem zonas do bairro !
Parceiros : Associação Ermesinde Cidade Aberta – Assistente Social Dr .ª Susana Bilber , 39 anos .
1 . Como avalia a adaptação do projeto ? Susana : Ninguém adivinhava o que poderia acontecer perante uma pandemia . Num momento estávamos juntos a viver a vida e os projetos como sempre experienciámos e , de repente , fomos convidados a “ recolher ”, cada um no seu local seguro , e a reinventar o dia-a-dia . O trabalho reinventou-se e as exigências diárias também . Desafiámos os jovens a encontrarmo-nos semanalmente pelos meios de comunicação digitais e foi muito bom revê-los e sentir que somos realmente um grupo , independentemente do modo como nos reunimos . Continuamos a promover a reflexão , o debate e o espírito crítico . Por isso , sinto que nos conseguimos reinventar e reajustar a esta nova realidade . Até a presença na comunidade não foi esquecida : agora , além de artistas , somos locutores de Rádio !
2 . Qual o impacto que teve nos jovens ? Susana : Para os jovens , esta possibilidade de estarem juntos e não travarem o processo criativo foi muito positivo . As relações pessoais entre eles fortalecem- -se em cada desafio . Têm a consciência de que apesar de , para já , não poderem estar tão facilmente nas ruas , podem deixar a “ sua marca ” de outra forma . É muito importante alimentar esta consciência de ator social . O contexto a que a Covid-19 nos levou , permitiu também refletir naquilo que é essencial e uma delas não é O QUE FAZEMOS mas COMO O FAZEMOS . A relação é em grande parte o que nos define como seres humanos e essa mantém-se bem viva entre os jovens do Saibreiras : Pintar o Futuro .